A Semana Farroupilha em Carlos Barbosa, teve seu encerramento na noite de sexta-feira, 20, no CTG Trilha Serrana. Uma vasta programação foi realizada, objetivando preservar a cultura do Rio Grande do Sul. O tema, da Semana Farroupilha deste ano, fez referência a “Vida e Obra de Paixão Côrtes”, ícone da tradição gaúcha e um dos maiores folcloristas, compositor, radialista e pesquisador da cultura e dos costumes gaúchos.
Dentre as atrações, aconteceu a 5ª Gincana Tradicionalista Gaúcha Interescolar no dia 17. No encontro, participaram oito escolas do município, que totalizou a presença de mais de 250 estudantes. Foram premiadas com troféu as cinco melhores pontuações, sendo que o desempate de Santa Luzia e Elisa Tramontina foi feito por sorteio. Confira abaixo a colocação:
1º EEEF Carlos Barbosa: 58,15 pontos
2º Colégio Santa Rosa: 57,9 pontos
3º EEEM São Roque: 55,35 pontos
4º EMEFTI Santa Luzia: 54,1 pontos
5º EEEM Elisa Tramontina: 54,1 pontos
Já, na sexta-feira, 20, no feriado da Revolução Farroupilha, o 2º Desfile Temático Farroupilha tomou conta da área central. O evento proporcionou uma tarde diferenciada à comunidade barbosense, que reuniu 17 entidades tradicionalistas, onde apresentaram eixos temáticos como: A vida e Obra de Paixão Côrtes e os 60 anos de Carlos Barbosa.
A Semana Farroupilha 2019 foi realizada pela Fundação de Cultura e Arte – Proarte, e pelo Conselho Municipal da Cultura Tradicionalista Gaúcha – CMCTG, além disso, contou com o apoio do CTG Trilha Serrana, Piquete Laçadores Estação do 35, Piquete Gaudérios da Serra, Roda de Mate, Festejos Farroupilhas e Impressão Gráfica expressa.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Daiane Altíssimo | Jaqueline Camillo | Felipe Ferla
Administração Municipal reforça canais alternativos de contato, diante de interrupções no serviço de telefonia fixa.
A apresentação é obrigatória e deve ser realizada na Secretaria da Agricultura no Centro Administrativo Armando Gusso.
Idosos cadastrados podem retirar passagens até o dia 20 de janeiro de 2025 na Secretaria de Assistência Social e Habitação ou, após essa data, no Centro de Convivência do Idoso.
Agentes estão trabalhando diariamente próximos aos munícipes em pontos específicos da cidade e das localidades.
Ações e investimentos otimizam recursos municipais, além de preparar o local para futuras visitações guiadas.
Treinamento torna os participantes aptos a operar o SIPIA-CT, plataforma que unifica e aprimora os registros de atendimento em Conselhos Tutelares no Rio Grande do Sul.
Seleção será realizada no ginásio de esportes do Bairro Aparecida, localizado na Rua Luiza Joana Cichelero, 200, mesmo endereço da primeira apresentação.
Esse é o quarto ano seguido que o projeto é realizado e sempre com todas as vagas preenchidas.