Anualmente no mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Cooperativa Santa Clara, realizam a coleta das embalagens de agrotóxicos. A ação abrange as comunidades do interior do Município e objetiva reduzir o risco de contaminação das pessoas e do meio ambiente com os agrotóxicos, bem como colaborar com o processo de conscientização e orientação para o manejo correto das embalagens.
Até esta quarta-feira, 22, a equipe responsável coletou aproximadamente 2.012 embalagens. É importante salientar aos agricultores que para realizar a tríplice lavagem, os mesmos precisam esvaziar completamente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador e após adicionar água limpa até 1/4 do volume da embalagem. Na sequência, tampá-la bem e agitá-la por 30 segundos. Por fim, despejar a água de lavagem no tanque do pulverizador. Esta operação deve ser repetida três vezes, e após a embalagem plástica ou metálica deve ser inutilizada, com o fundo perfurado.
O cronograma para as próximas coletas das embalagens pode ser conferido abaixo:
23/01 – Quinta-feira
8h30 às 9h30 – Arcoverde e Alpinada
10h às 11h30 – Linha 19
13h30 às 15h – Linha 12
15h30 às 16h30 – Linha Sobra
27/01 – Segunda-feira
8h30 às 11h – Torino e Santa Clara
13h30 às 15h – Torino Baixo
15h30 às 17h – Santa Clara Baixa
28/01 – Terça-feira
8h30 às 9h – Paraguassú
9h30 às 10h30 – Santo Antônio do Forromeco
10h30 às 11h – Montenegrino
13h30 às 15h30 – São Luiz
15h30 às 17h – Santa Luiza e Cascata
Para realizar o descarte das embalagens, os agricultores devem apresentar o Talão de Produtor Rural. Mais informações pelo fone 3461.8876, na Secretaria de Agricultura.
Texto: Daiane Altíssimo
Foto: Jaqueline Camillo
Sala de Reuniões do Gabinete: Assinaturas de ordens de início aconteceram com a presença da imprensa e convidados.
Administração Municipal reforça canais alternativos de contato, diante de interrupções no serviço de telefonia fixa.
A apresentação é obrigatória e deve ser realizada na Secretaria da Agricultura no Centro Administrativo Armando Gusso.
Idosos cadastrados podem retirar passagens até o dia 20 de janeiro de 2025 na Secretaria de Assistência Social e Habitação ou, após essa data, no Centro de Convivência do Idoso.
Agentes estão trabalhando diariamente próximos aos munícipes em pontos específicos da cidade e das localidades.
Ações e investimentos otimizam recursos municipais, além de preparar o local para futuras visitações guiadas.
Treinamento torna os participantes aptos a operar o SIPIA-CT, plataforma que unifica e aprimora os registros de atendimento em Conselhos Tutelares no Rio Grande do Sul.
Seleção será realizada no ginásio de esportes do Bairro Aparecida, localizado na Rua Luiza Joana Cichelero, 200, mesmo endereço da primeira apresentação.