A doença tem cura, principalmente se diagnosticada e tratada nas fases iniciais.
Além do Maio Amarelo, movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito, temos o Maio Vermelho, uma campanha de conscientização ao câncer de boca. O câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, gengiva, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.
O tabagismo, consumo regular de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção e excesso de gordura corporal são fatores de risco para desenvolvimento da doença. Outro fator, é a infecção pelo vírus HPV, que está relacionado a casos de câncer na cavidade oral.
Dentre os principais sintomas que se deve observar estão: lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, podendo apresentar sangramentos, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas presentes na boca, nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Em fases mais avançadas da doença, a pessoa pode apresentar dificuldade para falar, mastigar ou engolir.
O câncer de boca é diagnosticado através do exame clínico da boca, um procedimento simples, realizado por dentistas ou médicos, em qualquer unidade de saúde. O tratamento pode ser feito através de cirurgia, radio e quimioterapia, terapia alvo, imunoterapia e tratamento paliativo, podendo ser feito de maneira isolada ou em combinação, dependendo do estágio da doença.
Cuidar com a higiene oral, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes e fazer o uso de preservativo durante a prática de sexo oral, previne o desenvolvimento do câncer de boca.
Por Assessoria de Imprensa
Apresentações teatrais alegram alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e APAE.
Para isso, atendimento da segunda-feira, 28, será reduzido até as 16h no local atual.
Concurso para contos e poemas tem prêmios em dinheiro e publicação em livro
Serviço pretende auxiliar a comunidade na quitação dos tributos em atraso e com vencimento em 2025.
O encontro promovido pela Secretaria de Turismo será realizado no dia 9 de maio, voltado a empreendedores de Carlos Barbosa e região.
Comitiva barbosense composta também por representante do Legislativo visitou as secretarias estaduais de turismo e cultura.
Prazo para regularização cadastral vai até o dia 25 de abril.
Iniciadas em 15 de abril, obras pretendem facilitar acesso a comunidades do interior do município.