A 30ª edição do FestiQueijo foi lançada na noite desta quinta-feira, 06, no restaurante Solare, localizado na sede da Federação Gaúcha de Futebol, em Porto Alegre. O encontro reuniu diversas autoridades como: Prefeito Evandro Zibetti, Vice-prefeito Beto Da-Fré, Presidente do 30º FestiQueijo César Antônio Possamai, Senhorita FestiQueijo Bruna Damiani, Dama de Companhia Taís Seibel, Secretária Estadual da Cultura Beatriz Araújo, Secretário Estadual dos Transportes Juvir Costella, Deputado Estadual e Vice-presidente da Assembleia Legislativa Vilmar Zanchin, Diretor-presidente do FGTAS Rogério Grade, Diretor da empresa de consórcios do Banrisul Fernando Postal, Presidente da Associação dos Restaurantes de Porto Alebre - ARPOA Ari Anselmini, Secretários Municipais: de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, Jeneci Mocellin; da Educação, Fabiano Taufer; de Esportes, Lazer e Juventude, Marcos Schneider; de Assistência Social e Habitação, Jéssica Dalcin Andrioli; Coordenadora de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Vera Rejane Prestes dos Santos Martins, sócio-fundador da Agência Tátum Business Comm. Bruno Rafael da Silva, diretoria voluntária do 30º FestiQueijo e expositores, servidores municipais e imprensa.
Iniciando os pronunciamentos, o Bruno R. da Silva, responsável pela mídia da 30ª edição, disse que a ideia de trabalhar este ano era fazer um resgate de tudo o que o festival já construiu na sua história, com os seus parceiros, patrocinadores, voluntários e comunidade. Em uma comunicação entre o antigo e o novo, criou-se uma roupagem para este FestiQueijo, já pensando nas próximas 30 edições e para as novas gerações.
Ari Anselmini, Presidente da ARPOA, falou da satisfação em receber a cada um novamente no restaurante Solare, e que ficou contente que mais uma vez, o objetivo do FestiQueijo não é o lucro financeiro, mas sim, recepcionar bem as pessoas. César Antônio Possamai, Presidente do 30º FestiQueijo, saudou a todos os participantes e recordou sobre o início da história do festival. Disse que é grato aos integrantes do Poder Público que não medem esforços para cuidar de todos detalhes do evento, bem como das atrações paralelas. Dentre as atrações, citou a Feira de Compras e os eventos que são realizados com o objetivo de buscar o engajamento da comunidade, como: o Torneio de Futsal Feminino, Torneio de Bochas, Rústica e Minirrústica, Olimpíadas Coloniais e muitos outros. Ainda em sua fala, mencionou as novidades desta edição, que são: a alteração no horário dos sábados, que será das 11h às 23h e no cardápio, com a inclusão do pão de queijo frito, croissant de goiabada com queijo e churros de doce de leite. E também, da participação de um novo expositor, a Queijaria Somacal de Farroupilha.
No pronunciamento do Deputado Estadual, Vilmar Zanchin, destacou que o Prefeito Evandro Zibetti têm muita sorte em ser o gestor de uma cidade como Carlos Barbosa, que é exemplo no Rio Grande do Sul, ele honra sua comunidade e todos aqueles que acompanham essa trajetória de progresso, de desenvolvimento, ao longo das décadas. “O FestiQueijo é a síntese, o extrato do que é o seu município, sendo um evento financeiramente auto sustentável. Portanto, nós temos a responsabilidade de quem o organiza há três décadas esse festival, que nada mais é do que aquilo que percebemos de Carlos Barbosa”, finalizou.
A Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, representando o Governador do Estado, falou que a participação da sociedade civil, valorizando a vocação dos municípios, certamente traz benefícios ímpares, como é o exemplo do FestiQueijo. “Desejo a todos, que já vem empreendendo esforços pra que o festival seja um sucesso, um grande momento nesse fechamento dos 30 anos”, enfatizou.
Já, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, Jeneci Mocellin, agradeceu aos presentes no Lançamento e salientou que o FestiQueijo não é para amadores. Por isso, é composto por uma diretoria voluntária, pelo Poder Público e comunidade, também pelos bons shows, produtos e pelos barbosenses que não estão mais no Município, mas que ainda sentem o gostinho do melhor festival da Serra Gaúcha. “E todos estes mencionados, juntos com as soberanas, são muito importantes neste processo”, frisou.
Por fim, o Prefeito Evandro Zibetti, destacou que o FestiQueijo tem uma característica muito importante, onde dentro de um salão comunitário está a essência de um município que se chama Carlos Barbosa. "O festival já transcendeu todas as barreiras, dentro do salão está o trabalho do setor primário, da indústria, do comércio e dos serviços. E quando me perguntam qual é a receita de Carlos Barbosa, não temos nenhuma receita mágica, temos pessoas trabalhadoras, voluntárias e com sentimento de solidariedade muito grande, este é o nosso segredo”, salientou o Prefeito.
O 30º FestiQueijo acontece de 28 de junho a 28 de julho. Confira toda a programação, expositores e novidades no site: www.festiqueijo.com.br.
Fotos: Daiane Altíssimo e Jaqueline Camillo
Os serviços essenciais permanecem atendendo o cidadão em horários específicos.
Rústica de Carlos Barbosa e Show de Réveillon deverá atrair milhares de pessoas à cidade.
A solicitação é regulamentada por lei e partiu da empresa que fornece o serviço no município.
Imagens são captadas em ruas, parques, prédios públicos e locais mantidos pelo Município.
Biblioteca Pública Municipal Padre Arlindo Marcon conta com acervo de mais de 31 mil títulos
Kits para participantes serão entregues no dia 30 em horário específico e também antes da corrida.
Os feriados do Natal e de Ano Novo, alteram horários de alguns setores municipais, enquanto outros, seguem atendendo em horários específicos.
Os ingressos foram ofertados sem custo para os cadastrados no Centro de Convivência