Fazenda 17 de Abril de 2024 às 08:47

IPTU 2024: Carnês com vencimento em 15 de maio já foram entregues

Os contribuintes têm à disposição descontos, opções de parcelamento, novas formas de pagamento e atendimento personalizado.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, informa que, os boletos para pagamento do IPTU 2024 (Imposto Predial e Territorial Urbano), já foram entregues pelos Correios aos contribuintes. As guias para pagamento também estão disponíveis no site do Município, em Portal do Cidadão.

O pagamento do imposto em cota única até o dia 15 de maio de 2024, dá direito a 10% de desconto. Também há opção de pagamento de forma parcelada, porém sem desconto, em cinco parcelas com vencimento conforme segue:

1ª parcela – vencimento 15/05/2024
2ª parcela – vencimento 15/06/2024
3ª parcela – vencimento 15/07/2024
4ª parcela – vencimento 15/08/2024
5ª parcela – vencimento 15/09/2024

O IPTU pode ser pago nas agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, Sicredi, Sicoob, Banco Santander e Itaú em qualquer lugar do território brasileiro, ou em estabelecimentos comerciais conveniados com estes bancos e lotéricas (todas são conveniadas com a Caixa).

Novas maneiras de pagar o IPTU

As guias de pagamento do IPTU foram recentemente atualizadas para incluir QR Code, permitindo o pagamento através do Pix. Agora, é possível efetuar a transação de forma simples e conveniente, apenas escaneando o QR Code na guia de arrecadação com o aplicativo de sua instituição financeira.

Além disso, outra opção é o acesso à guia para pagamento através do aplicativo Barbosa Digital, uma ferramenta integrada ao software de gestão do Município. Basta acessar o aplicativo, fazer login, navegar até a aba "Fazenda", selecionar a opção IPTU e realizar a consulta utilizando o CPF/CNPJ ou o Cadastro Imobiliário.

Atendimento personalizado em dois sábados

No mês de maio, o setor de Tributos estará oferecendo atendimento especial em dois sábados pela manhã, com o objetivo de auxiliar os contribuintes a esclarecerem dúvidas e realizarem procedimentos relacionados ao IPTU, especialmente considerando que a data de vencimento do imposto com desconto de 10% é 15 de maio.

Os atendimentos ocorrerão nos sábados, dias 04 e 11 de maio, das 8h às 12h, no Centro Administrativo Municipal Armando Gusso.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal da Fazenda, Diretoria da Receita Municipal, junto ao atendimento de IPTU pelos telefones (54) 3461-8850 ou (54) 3461-8841.

Imagem: Sandro Darsie