Fazenda 19 de Maio de 2023 às 16:10

IPTU 2023: Cota única arrecada R$ 10 milhões

No último dia 15 de maio venceu o prazo para pagamento do IPTU 2023 em cota única que oferecia 10% de desconto ao contribuinte. Esta era a mesma data do vencimento para quem optou pelo parcelamento em cinco vezes.

Conforme números divulgados pela Secretaria Municipal da Fazenda, 78% dos proprietários de imóveis na cidade optaram por pagar a cota única aproveitando o desconto considerável, o que gerou em torno de R$ 9,7 milhões para os cofres municipais. Outros 2,8% de proprietários optaram por pagar em cinco vezes e a primeira parcela gerou em torno de R$ 300 mil reais. Na somatória destas entradas, cerca de R$ 10 milhões foram recebidos pelo imposto, totalizando 80,8% de arrecadação.

Valores destinados para áreas vitais do município

Com a entrada deste recurso, a Fazenda avisa que já destinou valores para duas secretarias municipais, sendo elas: Educação, cerca de R$ 2,5 milhões e Saúde, cerca de 1,5 milhão, totalizando R$ 4 milhões ou 40% do que foi arrecadado com o imposto.

O secretário da fazenda de Carlos Barbosa, José Carlos Breda, comenta a importância do imposto para o município – a cidade recebe do contribuinte esse imposto importante que gera benefícios no retorno para o próprio munícipe, como por exemplo, esses repasses que já foram destinados para a Educação e a Saúde. E a opção por pagar em cota única sempre é uma vantagem pelo desconto oferecido ao cidadão e por termos recursos para repassar para essas áreas – disse.

As próximas datas para quem optou pelo parcelamento são:
2ª parcela – vencimento 15/06/2023;
3ª parcela – vencimento 15/07/2023;
4ª parcela – vencimento 15/08/2023;
5ª parcela – vencimento 15/09/2023.

Para mais informações entre em contato com o setor do IPTU pelo fone (54) 3461-8850.

Arte: Assessoria de Imprensa