Projeto está em fase de estudos desde 2021
e pretende mapear vias por todo interior.
A Administração Municipal, através das secretarias da fazenda e administração, está em fase final de elaboração de um Projeto de Lei-PL que institui o Plano de Nomenclaturas das Vias Rurais-PNVR do município, para enviar à Câmara de Vereadores.
As vias rurais tem duas denominações sendo “Rodovias” para as vias rurais pavimentadas e “Estradas” para vias rurais não pavimentadas. Com isso, neste PL, as vias rurais serão classificadas com letras e números que terão as iniciais CB para vias principais, SCB para vias secundárias e VCB para vias vicinais. Unindo-se com as iniciais, os numerais com três algarismos terão sequência seguindo referência de cada distrito do município conforme segue: Distrito Sede do numeral 001 até o 199, Arcoverde do numeral 200 até 399, Santa Luiza do numeral 400 até 599, Santo Antônio de Castro do numeral 600 até 799 e Cinco da Boa Vista do numeral 800 até 999. Exemplos: uma via principal terá CB-001, uma secundária terá SCB-001 e uma vicinal VCB-001.
Diferenças entre Principal, Secundária e Vicinal
As rodovias e estradas rurais do município são classificadas em:
. Principal, que ligam a Sede com os Distritos, ligam a Sede e/ou Distritos às estradas estaduais ou federais;
. Secundárias, interligando a sede dos Distritos a outras comunidades menores ou outras sedes de Distritos, também a interligação entre estradas e rodovias Principais, Secundárias e Vicinais; . Vicinais, que ligam propriedades rurais com vias Principais ou Secundárias.
Após essas definições nas nomenclaturas, a comunidade poderá sugerir a denominação das vias dentro da Lei nº 3227, de 23 de setembro de 2015.
Os benefícios ao cidadão do interior
Com a aplicação do Plano de Nomenclaturas das Vias Rurais do município, os moradores dos distritos do interior terão uma referência exata para receber entregas, encomendas, pedidos pela internet, pedidos de delivery entre outros. Isso também facilitará a localização para prestação de serviços aos produtores rurais e para empresas que já estão ou irão se instalar no interior.
Outro benefício destaca também o chamado turismo rural, a exemplo de solicitação de um ofício recebido pelo Gabinete do Prefeito, onde um roteiro turístico do interior do município mostrou interesse em denominar algumas vias com nomes relacionados a sua cultura.
Próximos passos
A Secretaria Municipal da Fazenda, através do profissional analista de sistema de informações geográficas, está concluindo o mapeamento e deverá ainda na próxima semana ser enviado à Câmara de Vereadores para votação.
O prefeito Everson Kirch salientou a importância e necessidade que o interior do município tem nas nomenclaturas das vias e salienta que o projeto trará muitos benefícios para as propriedades no interior de Carlos Barbosa.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Serviço pretende auxiliar a comunidade na quitação dos tributos em atraso e com vencimento em 2025.
O encontro promovido pela Secretaria de Turismo será realizado no dia 9 de maio, voltado a empreendedores de Carlos Barbosa e região.
Comitiva barbosense composta também por representante do Legislativo visitou as secretarias estaduais de turismo e cultura.
Prazo para regularização cadastral vai até o dia 25 de abril.
Iniciadas em 15 de abril, obras pretendem facilitar acesso a comunidades do interior do município.
Procissão percorreu 3 km entre o Centro e o Morro Calvário
Itens são destinados a famílias de baixa renda do município, vinculadas ao Cadastro Único.
Nesta primeira etapa, os jogos acontecerão nas modalidades Tênis de Mesa e Atletismo.