Saúde 24 de Maio de 2024 às 17:23

Prédio da UBS Cinco da Boa Vista terá avaliação de órgão estadual

Levantamento da equipe técnica municipal concluiu que o local está em péssimas condições e não oferece segurança para atendimentos. Profissionais do Estado farão nova vistoria.

Solicitada pela Secretaria Municipal da Saúde e realizada por equipe técnica da Secretaria Municipal de Projetos Públicos, no início do último mês de abril foi realizada uma vistoria na edificação que abriga a Unidade Básica de Saúde do Cinco da Boa Vista, na localidade do Cinco Baixo.

O laudo solicitado avaliou as condições de estabilidade do piso, segurança interna, salubridade do local e demais condições gerais do prédio. A conclusão da equipe mostra que o local se encontra em péssimas condições estruturais, oferecendo perigo à segurança das pessoas e, por isso, não está apto para receber atendimentos.

Na vistoria, a equipe de engenheiros constatou dezenas de problemas, além da infestação de cupins no assoalho, deixando-o com deformações e tendo escoras na parte inferior. Na parte interna, infiltrações nas paredes com fissuras e descolamento no piso vinílico. Na parte externa, descascamento da pintura e rachaduras, além de outras deficiências que não oferecem segurança aos atendentes e pacientes. Além disso, as chuvas das últimas semanas agravaram as infiltrações internas.

Com o laudo definido, agora a Secretaria Municipal da Saúde aguarda o caso ser analisado por profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, a fim de realizar um parecer técnico mais aprofundado, atestando quais ações devem ser tomadas, se a recuperação ou o abandono completo do local.

Pacientes são atendidos em outros Postos de Saúde

Com a interdição do prédio da UBS do Cinco da Boa Vista, os pacientes que necessitam atendimento, estão recebendo orientação para procurarem a ESF Arcoverde ou a UBS Santo Antônio de Castro, dois locais que ficam próximos à região e estão em condições de suprir a demanda. Também fica à disposição o Centro Municipal de Saúde Dr. Helmo Sebastião Diello, no centro da cidade. A Secretaria solicita o entendimento da população, pois está prezando pela segurança de todos.

Fotos: Projetos Públicos