Lei de implementação do Cordão de Girassol entrou em vigor no dia 12 de dezembro.
O Cordão de Girassol é um símbolo criado em 2016 em Londres, visando identificar pessoas que apresentam doenças ou transtornos ocultos que não são identificados à primeira vista como autismo, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), doenças inflamatórias intestinais e fobias intensas.
Sua importância transcende fronteiras, identificando quem precisa de ajuda, promovendo compreensão e inclusão. Contudo, muitos ainda desconhecem seu significado e sua importância. Por isso, há a necessidade da criação de uma lei sobre doenças ocultas, visando conscientizar o público e os estabelecimentos sobre o propósito do cordão de girassol na identificação das pessoas que enfrentam doenças invisíveis.
Pensando nisso, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, criou um projeto de lei para a implementação do Cordão de Girassol no Município. O projeto já foi aprovado e entrou em vigor no dia 12 de dezembro. Atualmente, está acontecendo a fase de cadastro, para posterior distribuição do cordão e crachás de identificação.
Esta lei busca garantir apoio, evitar discriminação e construir uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades de todos, independentemente de sua condição de saúde.
O Cordão de Girassol e a lei sobre doenças ocultas desempenham um papel fundamental na promoção da empatia, compreensão e igualdade para aqueles que enfrentam desafios invisíveis.
Para mais informações, busque pessoalmente a recepção do 2º andar do Centro Municipal de Saúde Helmo Sebastião Diello.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Inscrições para estagiar na Prefeitura vão até dia 26/01, para alunos do Ensino Médio e estudantes que estão na faculdade.
Ação acontecerá no Hospital Tacchini Carlos Barbosa no dia 12 de março. Com estoques baixos, número de doadores é importante.
Viatura discreta não tem identificação e será utilizada nas investigações estratégicas de casos.
Os três primeiros colocados em cada modalidade, garantirão vaga na final do Circuito Verão Sesc de Esportes, em Torres.
Confira as orientações e procedimentos para garantir o transporte escolar dos seus filhos neste próximo ano letivo.
População barbosense votou a favor do equipamento e sugeriu a instalação de mais unidades em outros pontos centrais, além de ajustes no temporizador.
Encontro sobre saúde mental será realizado nesta terça-feira (21) na Praça da Estação, com a presença de profissionais da área.
A comunidade pode acessar o questionário e auxiliar no agrupamento de informações, dirigidas para o PMMA.