27 de Dezembro de 2023 às 09:28

Inclusão em destaque: O Papel do “Cordão de Girassol” no cenário municipal

Lei de implementação do Cordão de Girassol entrou em vigor no dia 12 de dezembro.

O Cordão de Girassol é um símbolo criado em 2016 em Londres, visando identificar pessoas que apresentam doenças ou transtornos ocultos que não são identificados à primeira vista como autismo, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), doenças inflamatórias intestinais e fobias intensas.

Sua importância transcende fronteiras, identificando quem precisa de ajuda, promovendo compreensão e inclusão. Contudo, muitos ainda desconhecem seu significado e sua importância. Por isso, há a necessidade da criação de uma lei sobre doenças ocultas, visando conscientizar o público e os estabelecimentos sobre o propósito do cordão de girassol na identificação das pessoas que enfrentam doenças invisíveis.

Pensando nisso, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, criou um projeto de lei para a implementação do Cordão de Girassol no Município. O projeto já foi aprovado e entrou em vigor no dia 12 de dezembro. Atualmente, está acontecendo a fase de cadastro, para posterior distribuição do cordão e crachás de identificação.

Esta lei busca garantir apoio, evitar discriminação e construir uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades de todos, independentemente de sua condição de saúde.

O Cordão de Girassol e a lei sobre doenças ocultas desempenham um papel fundamental na promoção da empatia, compreensão e igualdade para aqueles que enfrentam desafios invisíveis.

Veja a lei aqui.

Para mais informações, busque pessoalmente a recepção do 2º andar do Centro Municipal de Saúde Helmo Sebastião Diello.

Arte: Sandro Darsie