Em 30 dias de trabalho, Guarda Municipal atendeu mais de 20 ocorrências de naturezas diversas.
No dia 20 de janeiro, a Guarda Municipal celebra seu primeiro mês de atuação em Carlos Barbosa. Durante esse período inicial, a equipe atendeu a 26 ocorrências abrangendo diversas naturezas, como averiguações, apoio a autoridades, ocorrências de trânsito, apoio a pedestres e outros atendimentos.
Além disso, a Guarda Municipal desempenhou um papel crucial ao prestar apoio em eventos promovidos pela Administração Municipal, como a 48ª Rústica de Carlos Barbosa, Réveillon e a 30ª Noite de Reis. Além das ocorrências e apoio a eventos, os oito agentes da Guarda Municipal estão constantemente patrulhando o centro e bairros do município, assegurando a segurança e o bem-estar da população.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, destaca as responsabilidades da Guarda Municipal em Carlos Barbosa, visando esclarecer a população sobre suas funções. Tais atribuições estão delineadas na Lei Federal 13.022/2014 (Estatuto das Guardas Municipais) e nos artigos 4º e 5º da norma municipal, Lei nº 4.004, de 9 de agosto de 2022.
Atribuições e princípios da Guarda Municipal
Abaixo, confira as principais atribuições dos agentes da Guarda Municipal.
• Proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;
• Patrulhamento preventivo;
• Zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município;
• Prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais;
• Atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais;
• Colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social;
• Proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas;
• Cooperar com os demais órgãos de defesa civil em suas atividades;
• Interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança das comunidades;
• Desenvolver ações de prevenção primária à violência, isoladamente ou em conjunto com os demais órgãos da própria municipalidade, de outros Municípios ou das esferas estadual e federal;
• Auxiliar na segurança de grandes eventos e na proteção de autoridades e dignatários;
• Atuar mediante ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e participando de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal, de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local.
Destaca-se que a Guarda Municipal tem como missão zelar pelo bem-estar dos munícipes e pela conservação do patrimônio público em constante sintonia com as instituições públicas (Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, Poder Judiciário, Conselho Tutelar e em apoio as secretarias que atuam como fiscais de postura, como polícia administrativa, entre outras). Assim, a Guarda Municipal atuará, efetivamente, nas ações de segurança pública no município de Carlos Barbosa.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Os três primeiros colocados em cada modalidade, garantirão vaga na final do Circuito Verão Sesc de Esportes, em Torres.
Confira as orientações e procedimentos para garantir o transporte escolar dos seus filhos neste próximo ano letivo.
População barbosense votou a favor do equipamento e sugeriu a instalação de mais unidades em outros pontos centrais, além de ajustes no temporizador.
Encontro sobre saúde mental será realizado nesta terça-feira (21) na Praça da Estação, com a presença de profissionais da área.
A comunidade pode acessar o questionário e auxiliar no agrupamento de informações, dirigidas para o PMMA.
Administração Municipal saberá a satisfação dos usuários quanto ao equipamento, no uso diário de pedestres e motoristas.
Parceria entre a Prefeitura e os moradores, possibilitou a obra da via que une as ruas Independência e João Dêntice no Bairro Triângulo.
Todos os proprietários que possuem seu imóvel situado no perímetro urbano da sede do Município, devem construir a calçada.