24 de Março de 2022 às 08:27

Governo incentiva patrocínios para restauro em Santo Antônio de Castro

Prefeito, vice e secretários prestigiaram o evento de apresentação do projeto de restauro da centenária capela de Santo Antônio de Castro. Na noite da quarta-feira, 23, o prefeito Everson Kirch saudou o projeto apresentado pela associação L’Amore di Colonia e escritório Escaiola Arquitetura Rara, incentivando que empresas aportem recursos mediante abatimento de ICMS.

Representantes da comunidade e empresa que coordena a proposta enalteceram a importância de preservação do templo que integra um roteiro turístico realizado no terceiro distrito. Além do prédio, cuja construção iniciou em 1908 e teve inauguração em 1916, a capela possui um acervo histórico de afrescos e imagens.

Ao buscar inscrição junto à Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto foi avaliado pelo Conselho Estadual de Cultura como um das principais patrimônios de referência da imigração italiana do Sul do Brasil.

O custeio da obra gira em torno de R$ 900 mil, sendo que R$ 300 mil já foram captados junto às empresas Tramontina, Cooperativa Santa Clara, Galvanotek e Sul Nativa Transportes, além de repasse da Administração Municipal.

Fotografia: Eliseu Demari.