Saúde 01 de Setembro de 2023 às 16:43

Gerência do Samu pelos Bombeiros: Otimização de serviços e recursos

Na manhã desta sexta-feira, dia 01, a Administração Municipal, representada pela Secretaria Municipal da Saúde, realizou uma coletiva de imprensa no Centro Municipal de Saúde. O objetivo foi formalizar a nova gerência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelos Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa, reunindo autoridades locais e importantes representantes.

O evento contou com a presença da Secretária Municipal da Saúde, Lisiane Debona; do Coordenador de Governo, Marcos Collatto; da Jurídica da Saúde, Aline Siqueira; do Coordenador Administrativo dos Bombeiros Voluntários, Eduardo Carniel; do Presidente dos Bombeiros Voluntários, Lindomar Benini e do Enfermeiro e responsável técnico do SAMU, Felipe Soares Lima. Juntos, esclareceram os detalhes dessa parceria e seus benefícios para a comunidade.

Detalhes e Vantagens da Parceria:

A partir da primeira semana de setembro, a nova equipe do SAMU trabalhará em colaboração com a equipe atual nas instalações do SAMU, promovendo a integração e compartilhando conhecimentos. A partir de 9 de setembro, a nova equipe do SAMU começará a atuar conjuntamente com os Bombeiros Voluntários, compartilhando a mesma sede.

Essa parceria tem como objetivo primordial aprimorar a coordenação dos atendimentos de emergência, evitando respostas duplicadas e garantindo uma resposta mais eficaz em situações críticas. A Secretaria Municipal da Saúde supervisionará de perto os serviços prestados à população, conduzindo avaliações regulares para garantir a qualidade e eficácia dos atendimentos de emergência.

Vale ressaltar também a economia gerada pela liberação do prédio onde atualmente funciona o SAMU, o que está alinhado com as diretrizes do governo para redução de gastos. Além disso, funcionários serão realocados para atuar na Secretaria de Saúde, contribuindo para a otimização dos recursos.

A coletiva de imprensa marcou o início oficial das atividades conjuntas entre o SAMU e os Bombeiros Voluntários, demonstrando um compromisso mútuo em garantir a segurança e o bem-estar dos moradores de Carlos Barbosa.

Foto: Sandro Darsie