Gabinete 17 de Maio de 2024 às 20:51

Geólogo do Estado realiza vistoria em áreas de risco do município

Servidor de nível estadual foi designado para avaliar os locais atingidos pela enxurrada das últimas semanas.

Carlos Barbosa recebeu na tarde desta sexta-feira (17), a visita de um geólogo do estado do Rio Grande do Sul. O profissional realizou vistorias detalhadas em áreas consideradas críticas, dentro dos limites territoriais do município. O geólogo tem papel estratégico na prevenção de acidentes naturais, atua nos estudos de potencialidade de uso e ocupação do meio físico (áreas agrícolas e urbanas) além de outras funções.

Na visita realizada em alguns locais atingidos pelas chuvas, ele avaliou o estado atual do solo, a estabilidade das encostas e a segurança das edificações em regiões suscetíveis a deslizamentos e outras formas de degradação ambiental. Com base nessas vistorias e nos estudos subsequentes, serão identificados os locais que necessitam de atenção especial ou que podem ser condenados, focando em áreas atingidas pela enxurrada do início de maio, causando grandes estragos que trazem consequências até hoje.

Bombeiros Militares também já realizaram vistoria

Na última semana, integrantes da corporação dos Bombeiros Militares também estiveram em Carlos Barbosa vistoriando os locais de risco e, na oportunidade, mencionaram aos servidores da Prefeitura que os acompanhavam, sobre a importância de uma avaliação mais precisa dos deslizamentos, do solo rachado, desvio de curso de rios e outros problemas acarretados pelas fortes chuvas.

Com base nas coletas de informações e visitas às áreas que apresentam riscos será apresentado em pouco tempo ao município, as recomendações para garantir a segurança da população e especificamente de moradores de locais críticos.

Foto: Nilce Branchi