Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal
Saúde 29 de Setembro de 2022 às 13:44

Fiscalizações são realizadas em estabelecimentos que vendem produtos infantis


A Secretaria Municipal da Saúde informa que a partir de agosto deste ano, iniciou-se a fiscalização em estabelecimentos que realizam a comercialização de produtos como bicos, chupetas e mamadeiras, em razão da Lei Federal nº 11.265 de 03 de janeiro de 2006, que regulamenta a comercialização de alimentos para lactentes (bebês que estão sendo amamentados) e crianças de primeira infância e também de produtos de puericultura correlatos (leites, mamadeiras, bicos e chupetas), práticas que desestimulam a amamentação e também da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (NBCAL), uma das importantes conquistas brasileiras no campo da proteção à amamentação e que contribuem para a nutrição adequada desses bebês e das crianças de primeira infância.

O leite materno é o padrão ouro da alimentação para os lactentes. O aleitamento materno é fundamental desde a sala de parto e em livre demanda até o 6º mês de vida da criança, prazo que pode ser estendido até os dois anos ou mais, continuando a ser uma fonte importante de nutrientes. Os benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio-econômico-culturais da prática do aleitamento materno para a saúde das mães e bebês devem ser ressaltados.

Importância do aleitamento materno para as mães:

- Proteção contra diabetes tipo 2, câncer de mama, câncer de ovário, câncer de útero, hipercolesterolemia, hipertensão e doença coronariana; obesidade; doença metabólica; osteoporose e fratura de quadril; artrite reumatoide; depressão pós-parto e diminuição do risco de recaída de esclerose múltipla pós-parto.

Importância do aleitamento materno para os bebês:

- Melhor qualidade de vida: as crianças adoecem menos, menos hospitalizações e medicamentos;
- Evita mortes infantis: nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças menores de 5 anos.
- Efeito positivo na inteligência;
- Evita diarréia (até os 6 meses água e chá dobra o risco de diarréia);
- Melhor desenvolvimento da cavidade bucal, desenvolvimento crânio facial – a amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração;
- Previne desnutrição;
- Previne deficiência de ferro, zinco e vitamina A;
- Previne otites;
- Protege contra leucemia;
- Diminui a gravidade dos episódios de infecção respiratória;
- Reduz a chance de obesidade;
- Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho;
- Diminui o risco de hipertensão arterial, colesterol alto e diabetes para o bebê e mãe;
- Melhor nutrição: por ser da mesma espécie, o leite materno contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento ótimos da criança pequena, além de ser mais bem digerido, quando comparado com leites de outras espécies. O leite materno é capaz de suprir sozinho as necessidades nutricionais da criança nos primeiros seis meses, e continua sendo uma importante fonte de nutrientes no segundo ano de vida, especialmente de proteínas, gorduras e vitaminas;
- Menores custos financeiros: além do gasto com outro leite, devem-se acrescentar custos com mamadeiras, bicos e gás de cozinha, além de eventuais gastos decorrentes de doenças, que são mais comuns em crianças não amamentadas;
- Diminui o risco de alergia (à proteína do leite, dermatites e de outros tipos de alergias, incluindo asma e sibilos recorrentes).

Banco de Leite Humano em Carlos Barbosa

O Hospital São Roque de Carlos Barbosa conta um Banco de Leite Materno e também com a parceria dos Bombeiros Voluntários, que buscam o leite na casa das mães doadoras e levam até o Hospital. Atualmente, os bebês da UTI do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves já estão sendo alimentados com o leite materno das mães doadoras.

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé