Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal
Saúde 10 de Junho de 2024 às 15:30

Farmácia Municipal alerta para a falta de medicamentos

Ainda prejudicada pelos alagamentos na Capital Gaúcha, situação está normalizando aos poucos, mas com muita demanda atrasada em vários setores, inclusive na Saúde.


A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e Farmácia Municipal, informam à população sobre um problema que vem acontecendo devido às intensas chuvas de maio, que é a falta de medicamentos provenientes do Estado.

Devido aos alagamentos ocorridos em Porto Alegre, o sistema de informação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS) ficou praticamente indisponível durante todo o mês de maio. Em função disso, a dispensação de medicamentos foi realizada manualmente, seguindo as guias disponibilizadas pelo Estado, para que os pacientes não ficassem sem tratamento, porém o processo andou de forma mais lenta.

O sistema voltou a funcionar em 27 de maio, mas as Coordenadorias Regionais precisaram realizar inventários e acertos de estoque. Na 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Caxias do Sul, esse trabalho foi concluído na semana passada, resultando na suspensão temporária das entregas de remessas aos Municípios atendidos pela Central Regional.

Na última terça-feira (04), a equipe da Farmácia Municipal encaminhou uma remessa extra, que deveria ter sido recebida nesta segunda-feira, 10 de junho. No entanto, isso não ocorreu porque a 5ª CRS informou que está operando com pessoal reduzido e que recebeu uma remessa de medicamento termolábil (de câmara fria) e precisou dar prioridade. Na última sexta-feira (07), uma guia com alguns itens foi recebida para que sejam retirados nesta segunda-feira, mas, não suprem toda a demanda e muitos dos medicamentos solicitados não serão enviados pela CRS.

A equipe da Farmácia Municipal esclarece que recebeu a informação de que Caxias do Sul já recebeu a carga mensal dos medicamentos, que serão enviados aos Municípios assim que forem separados. No entanto, como Porto Alegre encaminhou a remessa de forma manual, a 5ª CRS terá que implementar uma logística diferente para a distribuição, pois não haverá registro no sistema. Diante de todos esses acontecimentos, pede-se paciência aos munícipes. A Secretaria Municipal da Saúde está ciente da importância dos tratamentos e está se esforçando ao máximo para organizar e retomar as entregas.

A equipe da Farmácia Municipal está atenta à resolução desta situação e permanece à disposição para prestar informações adicionais à comunidade pelo telefone/WhatsApp (54) 3461-8919.


Por Assessoria de Imprensa 
Imagem: Farmácia Municipal 

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé