Projetos Públicos 17 de Outubro de 2022 às 11:53

Estudantes visitam Unidade de Triagem e Transbordo de Resíduos

Nos dias 10 e 13 de outubro, estudantes das escolas municipais Salvador Bordini, Cardeal Arcoverde, Nossa Senhora Aparecida, Padre Pedro Piccoli, Prefeito José Chies, Santa Luzia e Leonel de Moura Brizola, acompanhados de suas professoras, participaram da visita à Unidade de Triagem e Transbordo de Resíduos, onde são encaminhados os resíduos coletados na coleta seletiva municipal, localizada em Barão.

A visitação foi guiada pelos servidores da Secretaria Municipal de Projetos Públicos e Meio Ambiente, Itacir Rossi e Franciele Metz e teve o acompanhamento do Sr. Thomé, funcionário da empresa contratada pelo município e que trabalha desde 1999 com a separação de resíduos. Thomé contou aos estudantes algumas de suas experiências e ressaltou sobre a importância de valorizar o trabalho e manter o cuidado com os resíduos e o meio ambiente.

Na oportunidade, os alunos puderam observar o processo desde a descarga dos resíduos secos e orgânicos provenientes da coleta seletiva no município. Os resíduos recicláveis são encaminhados para triagem, que separa resíduos recicláveis dos rejeitos. Os materiais que serão posteriormente vendidos são prensados em fardos e os rejeitos são destinados para aterro sanitário às custas da empresa contratada. Já os resíduos orgânicos são recebidos na unidade de transbordo, sendo carregados em um veículo maior para serem transportados até o aterro sanitário.