Administração 26 de Janeiro de 2022 às 15:31

Estiagem: Estado confirma situação de emergência

Próximo passo é aguardar o reconhecimento Federal.

O município de Carlos Barbosa vem sofrendo baixa incidência pluviométrica desde 2020, porém, a situação começou a se agravar em Novembro de 2021. Desde 04 de janeiro deste ano, a Administração Municipal recebeu diversas solicitações para entrega de água potável e não potável, principalmente nas propriedades do interior do município, devido ao esgotamento hídrico de poços e falta de chuva.

A Emater de Carlos Barbosa realizou um levantamento nas principais culturas agrícolas da cidade e destacou a perda do milho grão, milho silagem e viticultura. Com as perdas na silagem, a pecuária também foi afetada e a falta de água também provocou a dessedentação de bovinos e aves.

Segundo dados das Secretarias Municipais da Agricultura e da Assistência Social e Habitação, o poço artesiano da Associação da comunidade de São Rafael, que atende 11 famílias, também apresentou esgotamento hídrico de água potável para consumo.

A Defesa Civil Municipal realizou um levantamento de cerca de 300 pessoas afetadas.

Com todos estes eventos adversos, o município decretou situação de emergência através do Decreto nº 3.838/2022 de 14 de janeiro de 2022. Os dados foram registrados no Sistema Integrado de Informações sobre desastres (S2ID) do Estado, onde foi solicitado o reconhecimento de situação de emergência ao Governo Estadual.

Nesta terça-feira, 25, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do RS a homologação da situação de emergência de Carlos Barbosa. Com isso, os pequenos e médios produtores poderão renegociar dívidas no Pronaf e Proagro, garantir dispensa de obrigações financeiras e também solicitar novos financiamentos como incentivo à produção agrícola, pois a situação deve permanecer até Agosto ou Setembro deste ano.

A Administração Municipal agora fará o encaminhamento da situação de emergência para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional para reconhecimento Federal.

Seguimos alertando a população para o uso racional da água pois o impacto gerado é grande, resultando em danos materiais e prejuízos sociais e econômicos.