Segurança e Trânsito 26 de Julho de 2023 às 15:47

Estacionamento rotativo: alteração de tarifas e melhorias na área azul

O estacionamento rotativo, também conhecido como área azul, é regulamentado por lei, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro, visando ampliar a disponibilidade de vagas em áreas urbanas com grande demanda de veículos.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, informa que haverá alteração da tarifa de estacionamento rotativo pago, a partir de 1º de agosto. A concessionária do serviço solicitou um reequilíbrio das tarifas, e após negociação, os novos valores serão aplicados, conforme decreto 4109/2023.

A nova tarifa é a seguinte:

Tarifa mínima de 30 minutos: R$ 1,15.

Para regularizações, serão cobrados os seguintes valores:

Até os 10 minutos iniciais da notificação: qualquer valor a partir de R$ 1,15;
R$ 6,90 após 10 minutos da notificação até 3 horas da notificação;
R$ 17,25 após 3 horas da notificação até as 18h do dia seguinte;
R$ 23,00 até 48 horas da notificação.

Além da atualização das tarifas, a Concessionária Zona Azul Brasil está promovendo melhorias na sinalização da área abrangida, com troca de placas desgastadas e refazendo pinturas. Adicionalmente, será disponibilizada uma nova forma de pagamento das tarifas por meio de PIX, e um novo aplicativo chamado Siga Pay será introduzido.

Usuários que possuírem saldo no aplicativo Digipare podem continuar usando o saldo restante ou, se preferirem, utilizar em outras cidades cadastradas. Com o tempo, os usuários do Digipare serão incentivados a migrar para o aplicativo Siga Pay.

Os QR codes para acessar as novas possibilidades de pagamento estarão afixados nas placas da área azul.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (54) 3461-5869 ou visitar o escritório da empresa na Rua Antônio Adriano Guerra, 92 - Sala 31/32, Bairro Centro, no Centro Comercial Paradiso.

Foto: Secretaria de Segurança e Trânsito