Educação 17 de Novembro de 2023 às 09:42

Escola Santa Luzia celebra 60 anos de atividades

Para comemorar essa significativa trajetória, a instituição promoverá um almoço, acompanhado por apresentações realizadas pelos próprios alunos.

No próximo domingo (19), a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral Santa Luzia (localidade de Santa Luiza), celebrará seus 60 anos de atividades no ensino.

Para comemorar essa significativa trajetória, a instituição promoverá, no sábado (18), um almoço no Salão da Comunidade de Santa Luiza, acompanhado por apresentações realizadas pelos próprios alunos.

O evento terá início às 9h, no saguão da escola, onde os alunos realizarão apresentações que narram a notável história da instituição. Logo em seguida, às 12h, será servido o almoço no salão comunitário.

Em caso de dúvidas sobre a confraternização, é possível entrar em contato diretamente com a escola, pelo fone (54) 3433-2999.

Saiba mais sobre as seis décadas de história da Escola Municipal de Tempo Integral

Segundo alguns registros, a história da escola começou em 1930, embora tenha sido oficialmente estabelecida em 19 de novembro de 1963. Inicialmente sob jurisdição estadual, tornou-se uma instituição municipal em 1997.

Em 2014, recebeu a denominação de Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral Santa Luzia. Atualmente, em 2023, a escola acolhe e educa 153 alunos, desde o Pré A até o 9º ano.

A proposta pedagógica oferece uma carga horária semanal e anual ampliada em todos os componentes curriculares, garantindo mais horas de dedicação a cada disciplina.

Neste ano a escola expandiu suas atividades, oferecendo aulas de Taekwondo em parceria com o COMDICA e aulas de Banda de Latas em colaboração com a Cooperativa Sicredi. Além disso, os alunos do Pré A ao 5º ano estão envolvidos no Projeto Bom de Bola Bom na Escola, em colaboração com a Secretaria Municipal de Esportes.

A Escola Santa Luzia foi reconhecida duas vezes com o Troféu Educacional Governador Leonel de Moura Brizola. Em 2017, destacou-se nos anos iniciais ao atingir a média de 8.1, superando a meta estipulada de 6.0, ficando entre as três melhores instituições classificadas do estado. A premiação foi concedida em 2019 pela excelência educacional demonstrada. Já no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 – Anos Finais, a Escola Santa Luzia conquistou uma posição notável, alcançando o 2º lugar no Estado do Rio Grande do Sul.

A Administração Municipal parabeniza calorosamente a EMEFTI Santa Luzia pelos 60 anos de uma história marcada por dedicação e excelência na educação.

Foto: Sandro Darsie