Projetos Públicos 24 de Março de 2023 às 16:44

Escola Prefeito José Chies tem novas salas de aula e diversas melhorias

Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Projetos Públicos, executou várias melhorias na EMEF Prefeito José Chies, localizada no bairro Triângulo. A escola recebeu novas salas de aula, espaço de convivência e outras melhorias consideráveis.

A equipe da secretaria providenciou a ampliação de salas de aula com a construção de um novo bloco com mais quatro salas e com uma cobertura para acesso às novas salas de aula, em substituição a passarela antiga que ligava a escola ao ginásio.

Pensando no paisagismo e na convivência dos alunos, foi providenciada a criação de um jardim com nova iluminação e bancos. A escola também recebeu revitalização do pátio no entorno do novo bloco, contando com calçadas em concreto, nova cobertura, espaço com deck em madeira tornando-se local para lazer e convívio dos estudantes.

Prevenções contra alagamentos ou infiltrações

A configuração da rede de drenagem antiga não tinha vazão suficiente para grandes volumes de chuva, por exemplo. Com isso os trabalhos também se concentraram em melhorias no sistema pluvial da escola, contando com troca e reforma das calhas danificadas ou ineficientes e instalação de nova rede de drenagem. Além disso foi realizada correção de reboco que estava degradado em razão da umidade registrada, em uma das salas de aula. Para evitar futuros alagamentos ou infiltrações, foi providenciada a limpeza e lavagem de calhas entupidas, revisão de todo telhado, contando com substituição de telhas e parafusos danificados.

A reforma ainda contou com construção de uma calçada na lateral da escola, dois sanitários acessíveis a PcD's, garantindo melhor acesso, autonomia e segurança.

Vale lembrar que a escola tem os diferenciais na captação da água da chuva em um reservatório com capacidade de 10 mil litros que é utilizado nos banheiros, além da capacidade de geração energética através de placas solares.

Fotos: Rodolfo Taufer