Educação 12 de Maio de 2022 às 15:54

Escola Prefeito José Chies gera sustentabilidade

A EMEF Prefeito José Chies implementou ainda no ano de 2021, um sistema fotovoltaico para geração de energia e outro para recuperação da água da chuva. Ambos os sistemas já geraram e seguem gerando resultados excelentes na economia de energia e água.

Sistema Fotovoltaico

Em Agosto de 2021, a escola começou a realizar a medição da geração de energia como resultado do sistema fotovoltaico e concluiu-se que, até hoje, Maio de 2022, mais de 1MW (um mega watts) de energia foi gerado, onde os resultados podem ser comparados e acompanhados pelos alunos. Com a quantidade de mega watts gerada até então, pode-se ter um comparativo de como se fosse a energia gasta por uma família de quatro pessoas durante o período de dez meses.

Com esse resultado, tem-se uma redução de 1,07 toneladas de dióxido de carbono (CO2) que deixam de ser emitidos na natureza, equivalente a plantação de 38 árvores ou a redução de 430kg de carvão que seria utilizado para geração dessa energia.

Atualmente, está sendo gerado 720 watts de energia e para que os alunos possam compreender e comparar resultados, uma lâmpada led com a potência de 10 watts foi instalada na escola, ou seja, essa energia gerada seria suficiente para fazer 71 dessas lâmpadas funcionarem simultaneamente.

Sistema para captação da água da chuva

A escola também dispõe de uma cisterna com capacidade de 10.000 litros para realizar a captação da água da chuva. A água economizada até hoje está sendo utilizada para os vasos sanitários dos professores e também para limpeza externa dos pátios.

Desde a implantação do sistema, os alunos do 4º e 5º ano fazem a leitura diária do equipamento de medição, e após, retornam para sala de aula e realizam os cálculos do consumo diário e mensal de água economizado, junto com seus professores.

Atualmente, mais de 61.000 litros de água da chuva foram recuperados e seguem sendo utilizados pela escola. Futuramente, a escola prevê a instalação de mais uma cisterna de água.

O diretor Paulo César Bellaver ressalta que, todo esse trabalho é realizado com fins educacionais, com objetivo de ensinar os alunos sobre sustentabilidade na prática e no melhor lugar, que é a escola.

Para entender melhor como funcionam ambos os sistemas, acesse o vídeo clicando aqui.