Planejamento, Serviços e Vias Urbanas 18 de Outubro de 2024 às 15:56

Equipes de obras realizam diversas melhorias pela cidade

Manutenções incluem recuperação de vias, drenagem e reparos em asfaltos, além de parcerias público-privadas para infraestrutura urbana.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, está realizando diversas manutenções em diferentes pontos do município com algumas já concluídas enquanto outras estão em andamento.

Confira os principais trabalhos realizados:

• Rua Borges de Medeiros (bairro Planalto): Recuperação de caixa de drenagem devido a uma fissura. A obra está concluída, faltando apenas a compactação do solo com paralelepípedos;

• Escola Prefeito José Chies: Limpeza e britagem no pátio interno, acesso ao contador do prédio escolar;

• Rua João Amazonas (bairro Aparecida): Nivelação de boca de lobo;

• Rua Ubaldo Baldasso (bairro Ponte Seca): Recuperação de paralelepípedos desnivelados, eliminando acúmulos de água no local;

• Rua Pedro Guerra (bairro Ponte Seca): Instalação de meia-cana de 30 cm para escoamento de água, conectada à rede pluvial;

• Rua Treviso (bairro Aparecida): Substituição e instalação de novos tubos de 40 cm de diâmetro;

• Rua Buarque de Macedo (bairro São Paulo): Colocação de meia-cana para escoamento de água;

• Estrada Santa Clara (próximo ao laticínio): Auxílio para a instalação de nova parada de ônibus;

• Avenida Presidente Kennedy (bairro Ponte Seca): Conserto de boca de lobo;

• Rua José Raimundo Carlotto (bairro Vila Nova): Escavo para a construção de passeio público.

Além dessas atividades, a equipe realiza semanalmente reparos nos asfaltos, utilizando cerca de 250 quilos de asfalto frio para tapar buracos em diversas vias pela cidade. A Secretaria também é responsável pelo recolhimento de móveis velhos e galhos, assegurando a manutenção e segurança das vias.

A prefeitura conta ainda com parcerias público-privadas para a construção de passeios públicos e calçamentos. Nesse modelo, o Poder Público fornece serviços de escavo, terraplanagem, pó de brita e tubos para drenagem de águas pluviais, enquanto os moradores se responsabilizam pela contratação de mão de obra e aquisição de materiais como guias, sarjetas e pavimentos, conforme a Lei 1702/2003.

Cronograma de manutenções

A equipe também está realizando a recolocação de paralelepípedos em vários pontos onde a tubulação de esgoto precisou ser substituída devido a rompimentos. As vias atendidas incluem as ruas Carlos Breda, Treviso, Érico Veríssimo, Borges de Medeiros, Pedro Ângelo Guerra (esquina com a Rua Emílio Guerra), Nilo Emílio Guerra, Helmo Sebastião Diello e Almirante Tamandaré, além de pontos da Avenida Padre Pedro Piccoli, em Arcoverde.

Nos próximos dias, está prevista a substituição de tubos rompidos bem como a instalação de novas bocas de lobo em pelo menos mais cinco ruas da cidade. Se houver necessidade de interrupção de vias, a Secretaria irá informar ao cidadão.

Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas pelo telefone ou WattsApp, (54) 3433-2921.

Fotos: Planejamento