Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal
Saúde 05 de Fevereiro de 2021 às 18:53

Emergências terão atendimento diretamente no Hospital São Roque


Maior agilidade no atendimento de casos graves e com maior aparato técnico. É sob esta condição que a Administração Municipal está fechando parceria para possibilitar atendimento do plantão médico noturno do Centro Municipal de Saúde diretamente no Hospital São Roque.

Após avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de que o período da meia-noite as 6 horas tem baixo número de atendimentos no posto, o governo buscou o hospital para que o serviço de prontoatendimento possa acontecer integralmente na instituição localizada na avenida Presidente Kennedy a partir da meia-noite do dia 21 de fevereiro.

A medida também se dá pelo fato de que o plantão da madrugada atende a casos de maior gravidade, como paradas cardiorrespiratórias e acidentes diversos.

Pelo caráter de atenção básica, o Centro Municipal de Saúde deve encaminhar estas situações sempre ao São Roque, que está habilitado para emergências.

O prefeito Everson Kirch faz uma comparação:
“É melhor estes pacientes serem atendidos diretamente pelo hospital, que tem capacidade para socorrer emergências, do que passar pelo posto para ser transferido. Não quero que a população perca tempo passando obrigatoriamente pelo Centro de Saúde, as coisas precisam ser mais fáceis e ágeis para quem precisa. Pretendemos salvar vidas ao agilizar um tempo valioso para as pessoas”.

Kirch afirma que o sistema de direcionamento do prontoatendimento da madrugada no Hospital São Roque deve funcionar em caráter experimental por 60 dias, sendo avaliado no decorrer e ao final deste prazo. Enquanto isso, o Centro Municipal de Saúde seguirá recebendo pacientes para as devidas orientações.

Vamos qualificar o atendimento, de modo que os usuários do Sistema Único de Saúde [SUS] tenham o mesmo encaminhamento de clientes de planos particulares de saúde, que se dirigem imediatamente ao hospital nestes casos”, comenta o prefeito.

Ele acrescenta que o Município já conta com parceria semelhante na área da Pediatria, cujo plantão noturno também é de responsabilidade do São Roque.

Concluiu ainda que: "já contamos com o importante apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários, que atende à maioria dos casos emergenciais e considera positivo o deslocamento diretamente para o Hospital”, finaliza Kirch.

Com a reprogramação dos atendimentos, o Centro Municipal de Saúde também deve contar com a ampliação do horário de agendamentos até às 22h.

Prontoatendimento de emergências da meia-noite as 6 horas:

Recepção:

Como é: O paciente do SUS vai ao Centro de Saúde e, na maioria dos casos, por conta da gravidade do caso, é transferido para o Hospital São Roque.

Como ficará: O paciente do SUS deve encaminhar-se diretamente ao Hospital São Roque.

Estrutura:

Como é: O paciente vai ao Centro de Saúde e obtém consulta com médico clínico geral.

Como ficará: Ao dirigir-se diretamente ao Hospital São Roque, o paciente contará com assistência de um médico emergencista.

Riscos:

Como é: No Centro de Saúde, o quadro do paciente é avaliado para possível transferência para o Hospital São Roque.

Como ficará: Acolhido diretamente no Hospital São Roque, o paciente recebe atenção imediata, o que diminui riscos de morte ou lesões permanentes.

ENTENDA NA PRÁTICA:

1) Exemplo de situação – Paciente com sintomas de infarte

Como é: Paciente vai ao Centro de Saúde e é imediatamente transferido para o Hospital São Roque.

Como ficará: Paciente pode ir diretamente ao Hospital São Roque.

2) Exemplo de situação – Vítima de acidente com necessidade de sutura (pontos)

Como é: Paciente vai ao Centro de Saúde é encaminhado para o Hospital São Roque.

Como ficará: Paciente pode ser atendido imediatamente no Hospital São Roque.

3) Exemplo de situação – Gestante em trabalho de parto

Como é: Paciente vai ao Centro de Saúde e é deslocada para o Hospital São Roque.

Como ficará: Paciente pode dirigir-se diretamente ao Hospital São Roque.

4) Exemplo de situação – Paciente com dor aguda, suspeita de apendicite

Como é: Paciente vai ao Centro de Saúde e tem possível encaminhamento ao Hospital São Roque.

Como ficará: Paciente pode buscar atendimento no Hospital São Roque.

Saiba mais sobre as diferenças entre emergência, urgência e consulta eletiva clicando aqui.

Ouça entrevista com o prefeito Everson Kirch aqui:

Texto: Eliseu Demari
Foto: Arthur Perera Neto

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé