Administração 18 de Abril de 2019 às 17:40

Em destaque: Assinatura de início das obras das Redes Coletoras de efluentes sanitários

Na tarde desta quarta-feira, 17, no Plenário da Câmara de Vereadores, ocorreu o ato que marcou a assinatura da ordem de início para a execução das obras das Redes Coletoras, no Sistema de Esgotamento Sanitário de Carlos Barbosa. Esse sistema constitui um conjunto de obras e instalações que tem como objetivo a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição final das águas residuárias da comunidade.

Assim, com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – Pac 2 e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, esta obra beneficiará cerca de 2.560 barbosenses. As redes coletoras compreendem a Bacia Bv 1.2, localizada nos bairros Centro, Navegantes, Vila Nova e Vitória, com comprimento total de 10.381 metros e com cerca de 831 ligações de ramais prediais. A importante melhoria será realizada pela empresa Bripaza Construções e Incorporações Ltda. e totalizará um investimento de R$4.088.376,74. O prazo de execução é de um ano após o início das obras.

Ainda no encontro, o Diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon falou da importância dessa obra que será realizada pela parceria com a Prefeitura. Mencionou que serão 10 quilômetros de tubulação que causarão transtornos para a comunidade, mas o importante será o benefício final que terá à população como um todo.

Passado a palavra ao representante da Bripaza Construções e Incorporações Ltda., Gabriel Baldissera Schuvartz, disse que fazer parte desse projeto é desafio para a empresa. “Mas podem ter certeza que nos dedicaremos o máximo para fazer da melhor forma possível esta importante melhoria e também, nos colocamos à disposição da comunidade barbosense”, enfatizou.

Por fim, o Prefeito Evandro Zibetti, em seu pronunciamento, fez uma saudação a todos os presentes e destacou que Carlos Barbosa tem uma defasagem muito grande no que diz respeito a tratamento de esgoto, pois hoje o município conta com fossa e filtro que ajudam, porém, não são suficientes para poder ter esse tratamento como deve ser feito. “Com esta obra estaremos realizando um sonho que a cidade tinha por necessidade”, salientou.

Em conjunto a isso, está previsto para o mês de setembro a licitação para  a execução de outras duas importantes demandas, a Estação de Tratamento de Esgoto e a Estação de Bombeamento. O investimento estimado é de R$ 10.500.000,00 e, ambos os projetos também serão custeados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – Pac 2 e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

O encontro contou com a participação do Prefeito Evandro Zibetti e Vice-Prefeito Beto Da-Fré, o Diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinicius Caberlon, acompanhado da Gestora da Unidade de Saneamento do Município, Juliana Felipin, o representante da Bripaza Construções e Incorporações Ltda., Gabriel Baldissera Schuvartz, Senhorita FestiQueijo Bruna Damiani e sua Dama de Companhia, Taís Seibel, além de Secretários Municipais, Vereadores: Enio Grolli, Miguel Stanislososki e Alef Assolini e imprensa.

Texto e fotos: Daiane Altíssimo