Educação 08 de Dezembro de 2022 às 10:53

Educação promove Capacitação de Boas Práticas nos Serviços de Alimentação Escolar

A Secretaria Municipal da Educação, através das Nutricionistas Ana Paula Bach Lazaron e Ingrid Zalamena, está promovendo a Capacitação de Boas Práticas no Serviços de Alimentação Escolar e Apresentação da Nova Legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, direcionada às merendeiras das Escolas Municipais.

A formação acontecerá no dia 23 de dezembro, na parte da tarde, no Auditório do Centro Municipal de Saúde e contará com a participação de 37 merendeiras da Rede Municipal de Ensino.

Conforme a Lei nº 11.947, de 16/06/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

O Programa tem como objetivo, contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, para a aprendizagem, rendimento escolar e formação de práticas alimentares saudáveis dos estudantes, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

Diretriz do PNAE:

- Emprego da alimentação saudável e adequada;
- Educação alimentar nutricional no processo de ensino e aprendizagem;
- Promoção de ações educativas que perpassam transversalmente pelo currículo escolar;
- Apoio ao desenvolvimento.

O cardápio escolar deve ser elaborado por Nutricionista, respeitando os hábitos alimentares locais e culturais, atendendo as necessidades nutricionais do aluno durante o período letivo (conforme percentuais mínimos).

Imagem: Freepik