Educação 01 de Agosto de 2023 às 09:20

Educação em foco: avaliação de fluência em leitura

Na tarde de segunda-feira (31), a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promoveu uma reunião com professores alfabetizadores para tratar sobre a avaliação de fluência em leitura.

Essa avaliação é realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação. Seu objetivo é coletar dados acerca do desenvolvimento da fluência em leitura dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das redes avaliadas.

Essa iniciativa está alinhada com as metas nacionais e as diretrizes educacionais. Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), até 2024, o Brasil deve erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deve ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, garantindo, assim, o direito fundamental de aprender a ler e escrever.

No Rio Grande do Sul, a alfabetização de todas as crianças na idade certa é o objetivo do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização, também conhecido como Alfabetiza Tchê. O decreto que institui o programa foi assinado em setembro de 2022 e reafirma o compromisso do estado em apoiar os 497 municípios gaúchos no processo de alfabetização.

Nesta fase, que segue até o dia 31 de agosto, será realizada a avaliação da fluência em leitura, visando verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar de forma fluída e no ritmo adequado.

A habilidade de saber ler e escrever pode moldar o futuro de uma criança e é um dos primeiros passos para que ela possa ter um desenvolvimento pleno e saudável. Além disso, é essencial para abrir novas oportunidades ao longo da vida, seja no âmbito cultural, de lazer e até mesmo no mercado de trabalho, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Foto: Secretaria da Educação