Na tarde de segunda-feira (31), a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promoveu uma reunião com professores alfabetizadores para tratar sobre a avaliação de fluência em leitura.
Essa avaliação é realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação. Seu objetivo é coletar dados acerca do desenvolvimento da fluência em leitura dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das redes avaliadas.
Essa iniciativa está alinhada com as metas nacionais e as diretrizes educacionais. Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), até 2024, o Brasil deve erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deve ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, garantindo, assim, o direito fundamental de aprender a ler e escrever.
No Rio Grande do Sul, a alfabetização de todas as crianças na idade certa é o objetivo do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização, também conhecido como Alfabetiza Tchê. O decreto que institui o programa foi assinado em setembro de 2022 e reafirma o compromisso do estado em apoiar os 497 municípios gaúchos no processo de alfabetização.
Nesta fase, que segue até o dia 31 de agosto, será realizada a avaliação da fluência em leitura, visando verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar de forma fluída e no ritmo adequado.
A habilidade de saber ler e escrever pode moldar o futuro de uma criança e é um dos primeiros passos para que ela possa ter um desenvolvimento pleno e saudável. Além disso, é essencial para abrir novas oportunidades ao longo da vida, seja no âmbito cultural, de lazer e até mesmo no mercado de trabalho, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria da Educação
Interrupção parcial do trânsito e bloqueio de estacionamento acontecem em razão da tradicional celebração da Sexta-feira Santa.
Serviços básicos e de importância para o cidadão, seguem atendendo em horários específicos.
Secretários Municipais, Vereadores, demais convidados e imprensa regional participaram da apresentação das informações de cada pasta.
Vagas são limitadas a 700 atletas e inscrições são realizadas somente pelo site, até 27 de junho.
Formação incentiva a inovação no ambiente escolar, promovendo troca entre profissionais da educação.
Encontro abordará vários pontos de interesse público junto ao Poder Público.
Bandeira oficial, catálogo, folhetos, chaveiro e diversos outros itens foram recebidos no gabinete nesta semana.
Serviço ocorre nas quintas-feiras pela manhã na Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas.