Na tarde de segunda-feira (31), a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promoveu uma reunião com professores alfabetizadores para tratar sobre a avaliação de fluência em leitura.
Essa avaliação é realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação. Seu objetivo é coletar dados acerca do desenvolvimento da fluência em leitura dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das redes avaliadas.
Essa iniciativa está alinhada com as metas nacionais e as diretrizes educacionais. Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), até 2024, o Brasil deve erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deve ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, garantindo, assim, o direito fundamental de aprender a ler e escrever.
No Rio Grande do Sul, a alfabetização de todas as crianças na idade certa é o objetivo do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização, também conhecido como Alfabetiza Tchê. O decreto que institui o programa foi assinado em setembro de 2022 e reafirma o compromisso do estado em apoiar os 497 municípios gaúchos no processo de alfabetização.
Nesta fase, que segue até o dia 31 de agosto, será realizada a avaliação da fluência em leitura, visando verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar de forma fluída e no ritmo adequado.
A habilidade de saber ler e escrever pode moldar o futuro de uma criança e é um dos primeiros passos para que ela possa ter um desenvolvimento pleno e saudável. Além disso, é essencial para abrir novas oportunidades ao longo da vida, seja no âmbito cultural, de lazer e até mesmo no mercado de trabalho, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria da Educação
Os feriados do Natal e de Ano Novo, alteram horários de alguns setores municipais, enquanto outros, seguem atendendo em horários específicos.
Os ingressos foram ofertados sem custo para os cadastrados no Centro de Convivência
Termina com essa secretaria, a série de matérias sobre as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Férias de servidores e feriados de fim de ano objetivaram as mudanças com as readequações devidas.
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.