Saúde 09 de Dezembro de 2022 às 12:21

Doação de sangue: contamos com sua participação na etapa do dia 20/12

Os Hemocentros e Bancos de Sangue precisam manter
os estoques adequados de sangue. Sua doação salva vidas.

Neste mês de dezembro, serão realizadas duas etapas referentes a Campanha de Doação de Sangue ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), que acontecerão no sábado, 17, e na terça-feira, 20, em razão dos baixos estoques de sangue. A Secretaria Municipal da Saúde informa que para a etapa do dia 17, o número de doadores já está completo, porém, para o dia 20, ainda não há inscrições.

Sua participação nas campanhas é essencial e pode salvar até quatro vidas com apenas uma doação. O consumo de sangue é diário pois é utilizado em inúmeras situações como anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, cirurgias de urgência, complicações de doenças, tratamento de câncer e outras doenças graves.

O transporte até o Hemocs é gratuito e sairá às 13h, em frente ao Centro de Saúde, na terça-feira, 20.

Para poder realizar a doação, é necessário respeitar alguns requisitos:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem ter o consentimento dos pais ou responsáveis);

- Estar bem de saúde;

- Pesar mais de 50kg;

- Dormir, ao menos, seis horas na noite anterior à doação;

- Não estar em jejum;

- Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;

- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;

- Não fumar, ao menos, duas horas antes da doação;

- Tatuagem e micropigmentação impedem a doação de sangue por 12 meses.

Impedimentos temporários para doação:

- Ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

- Realização de tatuagem, maquiagem definitiva e colocação de piercing nos últimos 12 meses;

- Gravidez;

- Pós parto normal (90 dias);

- Pós cesariana (180 dias);

- Gripe, resfriado e febre;

- Uso de alguns medicamentos.

Impedimentos definitivos para doação:

- Hepatite após os 11 anos de idade;

- Evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como: Hepatites B e C, Aids (HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária.

Os intervalos para doação também precisam ser respeitados, sendo eles:

Mulheres – podem doar sangue a cada três meses, não ultrapassando três doações anuais;

Homens – podem doar sangue a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações anuais.

Se você tem interesse em ser um doador, entre em contato com o Centro Municipal de Saúde pelos telefones (54) 3461-8904 ou (54) 3461-8911 e agende a sua participação.

Imagem: Sandro Darsie