Todos os proprietários que possuem seu imóvel situado no perímetro urbano da sede do Município, devem construir a calçada.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, informa aos proprietários de imóveis localizados no perímetro urbano do município que a construção de novos passeios públicos (calçadas) deve ser realizada até o dia 31 de dezembro de 2025, conforme está na Lei Municipal nº 3.935. Os novos passeios precisam seguir as normas estabelecidas, observando a largura mínima, os espaços para arborização e os requisitos de acessibilidade.
Conforme a Lei Municipal nº 3.935, de 15 de fevereiro de 2022, que altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 3.364, de 20 de janeiro de 2017, é responsabilidade dos proprietários de terrenos – sejam públicos ou privados, com ou sem construções e localizados em ruas com meio-fio – pavimentar os passeios e mantê-los em boas condições de conservação, respeitando as especificações técnicas.
Conforme o Código de Obras, os novos passeios públicos devem ser construídos com rampas de acesso nos locais apropriados, facilitando o uso por pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, pessoas com deficiência visual, obesos, idosos e gestantes.
Além disso, a preservação das áreas arborizadas é uma exigência do Município. Conforme os artigos 88 a 93 da Lei nº 3.364, os passeios públicos devem contar com espaços para o plantio de árvores. A Lei nº 3.935 estabelece que árvores de pequeno porte devem ter um distanciamento de 5 metros entre elas, enquanto árvores de médio porte devem manter uma distância de 8 metros, respeitando ainda a localização das redes de energia elétrica.
Ainda conforme o texto da Lei nº 3.935, os proprietários que possuem seu imóvel no perímetro urbano do município, devem construir o passeio público até o final de 2025, assim como é responsabilidade da Prefeitura, providenciar a mesma construção nos terrenos públicos.
A Prefeitura oferece apoio aos cidadãos interessados em construir passeios públicos, disponibilizando pó de brita e serviços de terraplanagem para o preparo do terreno, conforme a Lei n.º 2.660 de 29 de setembro de 2011.
Os moradores interessados em participar dessa parceria devem abrir um protocolo na Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, situada na Rua Buarque de Macedo, 3211. O protocolo também pode ser realizado de forma digital, pelo fone/whats (54) 3433-2922 ou pelo aplicativo Barbosa Digital.
Para mais informações, entre em contato com a secretaria pelo telefone (54) 3433-2924.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Secretaria pede que a comunidade barbosense auxilie no zelo por este espaço, informando sobre danos, lixo jogado e outras irregularidades.
Equipe contratada tem a incumbência de demarcar até 11 mil metros lineares ao mês.
Os idosos que participarem, deverão levar um prato típico para compartilhar entre os presentes.
No próximo fim de semana terá os tradicionais jogos germânicos, shows, apresentações, gastronomia típica e muita alegria.
O sonho da rua pavimentada em frente a residência é possível com a união entre a Prefeitura e o cidadão.
Expositores gastronômicos, música, pipoca, chimarrão e uma tarde agradável, deverão contribuir para reunir bom público no centro da cidade.
As inscrições das entidades possibilitarão a apresentação de projetos sociais através de chamamento público, o qual será publicado em breve.
Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, oferece as atividades extracurriculares para alunos que estudam no município.