27 de Junho de 2022 às 10:44

Desfile Temático das Etnias encantou o público neste domingo, 26

Na tarde do último domingo, 26, a partir das 14h30, na rua Buarque de Macedo, ocorreu o Desfile Temático das Etnias, evento inédito e paralelo ao 31º Festiqueijo. A ideia da realização deste espetáculo teve como objetivo, homenagear os povos formadores de Carlos Barbosa, ressaltando as quatro etnias predominantes, a Italiana e Alemã, além da Suíça e Polonesa, cujos berços das imigrações no Rio Grande do Sul estão no município.

O desfile foi encenado por quatro equipes participantes da Gincana de Carlos Barbosa, que representaram em detalhes cada uma destas etnias, através de carros alegóricos, gastronomia típica, arte, encenações, além de muita dança, música e alegria.

A primeira etnia a ser representada foi a Alemã, pela equipe Otávio Augusto, seguido da etnia Italiana, pela equipe Kicerração, etnia Polonesa, pela equipe Tutti Matti e etnia Suíça, pela equipe Porcchi Madone. A Senhorita Festiqueijo, Kelly Cristina Guedes, e sua Dama de Companhia, Brenda Pagliarini Sartori participaram da abertura e encerramento do desfile.

As quatro etnias foram representadas com grandiosidade, dentro das características e costumes típicos de cada uma, totalizando em 2h30 de desfile.

O Prefeito Everson Kirch, a Vice-Prefeita, Beatriz Martin Bianco, as soberanas do Festiqueijo, o Presidente do Festiqueijo, Cláudio Chies, o Vice-Cônsul da Itália no Rio Grande do Sul, Gelson Castellan, o Cônsul Honorário da Suíça no Rio Grande do Sul, Gernot Haeberlin, o Vice-Presidente da Braspol Nacional (Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil), André Hamerski, secretários e servidores municipais estiveram prestigiando o evento.

Carlos Barbosa possui uma rica diversidade étnica e se orgulha de ter representado e resgatado um pouco da história destes imigrantes através do desfile temático.

Fotos: Lynkon Mollossi