A Secretaria Municipal de Projetos Públicos e Meio Ambiente, informa que mais um caso de descarte incorreto de resíduos de serviço da saúde ocorreu nesta segunda-feira, 09. Na ocasião, foram encontrados mais de 100 seringas e agulhas descartados junto a coleta de lixo seco do município. Este material, além de causar poluição do meio ambiente, ocasiona risco de acidentes e contaminação para as pessoas que trabalham na segregação dos resíduos domésticos do município.
Conforme a Equipe Técnica do setor de Meio Ambiente, este é o quarto caso de descarte incorreto destes materiais nos últimos meses, e desta forma, o setor investigará quem foram os responsáveis pelo descarte, uma vez que, conforme a Lei Municipal n°3460/2017, trata-se de crime ambiental. Este tipo de material, devido as suas características, deve ser coletado em meios estanques, rígidos, hígidos e resistentes além de passar por tratamento específico antes de serem descartados, como preconiza as Resoluções CONAMA n°358/2008 e ANVISA n°222/2018. A destinação final deste tipo de resíduo é de responsabilidade do gerador, sendo proibido o descarte junto a coleta de lixo doméstico.
Ressalta-se que a população que gerar este tipo de resíduo pode entregá-la junto ao Centro Municipal de Saúde, de maneira gratuita, para que após estes sejam encaminhados para destinação ambientalmente adequada, evitando tanto danos ao meio ambiente quanto a saúde humana.
Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3461.8879, no setor de Meio Ambiente.
Texto: Jaqueline Camillo
Fotos: Secretaria de Projetos Públicos e
Meio Ambiente
Sala de Reuniões do Gabinete: Assinaturas de ordens de início aconteceram com a presença da imprensa e convidados.
Administração Municipal reforça canais alternativos de contato, diante de interrupções no serviço de telefonia fixa.
A apresentação é obrigatória e deve ser realizada na Secretaria da Agricultura no Centro Administrativo Armando Gusso.
Idosos cadastrados podem retirar passagens até o dia 20 de janeiro de 2025 na Secretaria de Assistência Social e Habitação ou, após essa data, no Centro de Convivência do Idoso.
Agentes estão trabalhando diariamente próximos aos munícipes em pontos específicos da cidade e das localidades.
Ações e investimentos otimizam recursos municipais, além de preparar o local para futuras visitações guiadas.
Treinamento torna os participantes aptos a operar o SIPIA-CT, plataforma que unifica e aprimora os registros de atendimento em Conselhos Tutelares no Rio Grande do Sul.
Seleção será realizada no ginásio de esportes do Bairro Aparecida, localizado na Rua Luiza Joana Cichelero, 200, mesmo endereço da primeira apresentação.