28 de Julho de 2023 às 15:56

Descarte consciente: orientações para recolhimento de galhos, móveis e entulhos

Atualização em 01/08/23

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, reforça a importância e orientações do correto descarte de galhos, móveis e entulhos.

Para a cidade ficar limpa e organizada é importante que o cidadão faça a separação correta para otimizar o tempo e permitir que os servidores municipais passem pelo maior número de bairros possível em um curto espaço de tempo.

Veja abaixo importantes orientações para cada item:

Calendário de recolhimento:

Galhos: O recolhimento de galhos é realizado de segunda a quinta-feira, contando agora com o auxílio do triturador para facilitar o processo.

Móveis: O recolhimento ocorre sempre às sextas-feiras. Caso não seja possível efetuar a coleta na sexta-feira devido a condições climáticas adversas, a coleta será remarcada para a próxima segunda-feira.

A Secretaria solicita que o cidadão avise para o recolhimento, pelo fone (54) 3433-2924 ou (54) 3433-2921.

Orientações para descarte:

•É de responsabilidade dos proprietários evitar misturar objetos junto aos galhos, como papelão, potes, plásticos, roupas, ou até mesmo ferro, que podem danificar o triturador. Esses itens mencionados devem ser ensacados e depositados junto a coleta de lixo seco.

•Pequenas quantidades de restos de horta, como folhas, milho, feijão, grama, entre outros, devem ser ensacados e depositados na coleta de resíduos orgânicos.

Observações importantes:

•A Prefeitura não realiza o recolhimento de entulho de obra, sendo necessário solicitar o recolhimento a empresa especializada para coleta e destinação correta do mesmo;
•Peças de mobília, não devem estar misturados com lixo seco ou orgânico;
•Roupas, papelão ou plásticos, por exemplo, devem ser devidamente ensacados e depositados junto a coleta de lixo seco.
•É fundamental respeitar a sinalização e não depositar lixo em locais proibidos, devendo esses serem separados para coleta seletiva.

Em caso de dúvidas entre em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas, pelo fone (54) 3433-2924 ou 3433 2921. A colaboração de cada cidadão é essencial para manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente.

Foto: Sandro Darsie