Educação 11 de Dezembro de 2023 às 19:00

Curso de Formação de Professores encerrou no último dia 7

O Curso de formação aconteceu desde o mês de abril e teve como foco a saúde mental dos gestores escolares.

Na última quinta-feira, dia (07), ocorreu o encerramento do Curso de Formação para educadores promovido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação, destinado aos diretores, vice-diretores e equipe pedagógica da Secretaria Municipal da Educação. Os encontros aconteceram mensalmente desde o início do ano de 2023.

O curso teve como foco a promoção da saúde mental dos gestores escolares, visando o aprimoramento em diversas áreas, como gestão do tempo, inteligência emocional, características de liderança, proatividade e comunicação. Através deste curso, buscou-se proporcionar uma compreensão mais profunda do papel, da responsabilidade e da missão de cada gestor escolar. Além disso, o programa incentivou a prática da escuta ativa e atenta por parte dos profissionais, preparando-os para acolher adequadamente alunos, pais e professores nas escolas.

O ministrante do curso, Márcio Klein, realizou visitas a todas as escolas municipais e, ao dialogar com os diretores e vice-diretores, buscou entender o funcionamento específico de cada escola, identificando os desafios e obstáculos enfrentados. Isso foi feito com o intuito de garantir que as orientações oferecidas durante o curso fossem aplicáveis de maneira eficaz em todas as escolas.

A Secretária Municipal da Educação, Eliani Inês Lanzarini, destaca: “Precisamos ter um olhar mais atento para saúde mental, inteligência emocional, liderança e gestão dos diretores e equipe pedagógica do Município, estando atentos às questões emocionais de quem tem que cuidar de tantos outros nas escolas. O curso nos possibilitou abrir um espaço de diálogo e preparação para que os gestores sigam trabalhando da melhor forma possível nas escolas, com o autoconhecimento e a saúde mental em dia.”

Fotos: Secretaria da Educação