No próximo sábado, 30 de novembro, o CTG Trilha Serrana será palco do Seminário “Liberdade, Igualdade e Humanidade – História, Luta e Resistência do Povo e da Cultura Negra no RS”. O evento inicia às 08h, com o credenciamento, e os interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente no local, no dia do evento que contará com grandes nomes dos movimentos culturais e sociais do nosso estado como painelistas.
Abrindo os trabalhos teremos Omair Trindade e Edson Rosa, explanando sobre a “Epopeia dos Lanceiros Negros e o Massacre de Porongos”, após a conversa segue com o Prof. Dr. Tiago Goulart, com o tema “África, Africanos e Afro descentes nos livros de História”. Pela parte da tarde, os trabalhos seguem com o Movimento Negro Raízes (vencedor do Prêmio Zumbi dos Palmares, concedido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 2018 e 2019, com o tema “Consciência Negra: Todas as Nossas Cores” e, por fim, Cênico Religioso de matriz Africana, com o grupo Ketá dos Orixás.
Haverá venda de lanches durante o dia e almoço ao meio-dia. O evento é gratuito e aberto ao público, durante sua realização, a 11ª RT realizará coleta de donativos de material escolar, que será entregue ao Movimento Assistencial Barbosense (MAB). Haverá também exposição de artesanato de referência afro-brasileira, produzido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.
O Seminário é organizado pelo CTG trilha Serrana, através da Gestão Cultural de Prendas e Peões da 11ª Região Tradicionalista, com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte. Mais informações pelo fone (54) 9 9634.4218, com Jonas.
Texto: Jaqueline Camillo
Foto: Divulgação
Sala de Reuniões do Gabinete: Assinaturas de ordens de início aconteceram com a presença da imprensa e convidados.
Administração Municipal reforça canais alternativos de contato, diante de interrupções no serviço de telefonia fixa.
A apresentação é obrigatória e deve ser realizada na Secretaria da Agricultura no Centro Administrativo Armando Gusso.
Idosos cadastrados podem retirar passagens até o dia 20 de janeiro de 2025 na Secretaria de Assistência Social e Habitação ou, após essa data, no Centro de Convivência do Idoso.
Agentes estão trabalhando diariamente próximos aos munícipes em pontos específicos da cidade e das localidades.
Ações e investimentos otimizam recursos municipais, além de preparar o local para futuras visitações guiadas.
Treinamento torna os participantes aptos a operar o SIPIA-CT, plataforma que unifica e aprimora os registros de atendimento em Conselhos Tutelares no Rio Grande do Sul.
Seleção será realizada no ginásio de esportes do Bairro Aparecida, localizado na Rua Luiza Joana Cichelero, 200, mesmo endereço da primeira apresentação.