Saúde 05 de Janeiro de 2022 às 15:22

Covid: aumento de casos preocupa órgãos de saúde

Governo gaúcho já notificou as 21 regiões para o aumento de casos entre Covid e gripe.

Em nota direcionada aos gestores de saúde municipais, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul-Cosems RS, orienta que seja salientado à população a importância dos protocolos de segurança quanto a pandemia que ainda afeta todo o mundo.

Segundo a nota, com base nas informações levantadas pelo Centro de Vigilância Estadual (CEVS/SES RS) junto aos municípios gaúchos, quanto a elevação dos casos de Covid-19 e aumento de casos de H1N1 associados a Covid-19, a orientação é para o reforço das orientações sanitárias, como: lavar as mãos, usar álcool em gel, o uso adequado de máscara e, sobretudo, evitar aglomerações.

O Cosems orienta que seja amplia a testagem na população e fortalecimento da campanha de vacinação contra Covid 19 e Influenza, ampliação do acesso às consultas para diagnóstico de Covid junto a Atenção Básica, e trabalhos para a reorganização dos protocolos de urgência e emergência junto aos locais de atendimento de saúde.

O órgão também afirma que serão realizadas reuniões periódicas junto à Secretaria Estadual de Saúde RS e salienta que o momento expira cuidados, pois a nova variante apresenta alta transmissibilidade e o número de casos vem crescendo dia após dia no estado.

A Secretaria Municipal da Saúde de Carlos Barbosa avisa aos cidadãos que, na dúvida, procurem o Centro de Saúde para orientação ou realização de testagem e principalmente, compareça às campanhas de vacinação contra a Covid.