Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal
Saúde 02 de Março de 2020 às 10:22

Coronavírus é pauta de Coletiva de Imprensa


Na manhã da sexta-feira, 28, na sala de reuniões do Gabinete ocorreu uma Coletiva de Imprensa, que tratou sobre as preocupações do Município com relação ao coronavírus. O encontro teve caráter informativo e contou com a presença do Prefeito Evandro Zibetti, do Vice-prefeito Beto Da-Fré, do Secretário substituto da Saúde, Elton Mateus Vaz Lima, da Diretora Técnica do Hospital São Roque, Dra. Neusa Furlan, demais secretários e coordenadores municipais, servidores públicos e imprensa.

Iniciando a Coletiva, o Prefeito Evandro Zibetti saudou a todos os presentes e agradeceu a participação da imprensa, a qual é muito importante na divulgação dos atos realizados no Município. De imediato, passou a palavra ao Secretário substituto da Saúde, Elton Mateus Vaz Lima, que deu sequência ao encontro, afirmando que na última quinta-feira, 27, ocorreu uma possível suspeita do coronavírus. A partir daí, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde colheu informações a respeito e viu que não se confirmou um caso de suspeita e a mesma descartou.

Ainda em sua fala, Elton enfatizou: “a população de Carlos Barbosa pode ficar tranquila, tendo em vista que a equipe da Secretaria da Saúde está preparada para qualquer chamado por parte do médico tanto no Centro de Saúde, quanto nas Unidades do Interior e no Hospital São Roque”, finalizou.

Logo em seguida, a Diretora Técnica do Hospital São Roque, Dra. Neusa Furlan também explanou sobre o caso, ressaltando que neste momento temos grandes vantagens. Este vírus em 40 dias já está rastreado, sabemos onde ele está e de onde ele vem. Segundo o Ministério da Saúde, hoje, 16 países são referências de investigação, os quais estão: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Além disso, Neusa ressaltou que o Hospital junto com a Secretaria da Saúde estão com um trabalho muito forte na divulgação, para que as pessoas se tranquilizem. “Vale destacar que hoje não temos nenhum caso suspeito em Carlos Barbosa e nenhum em Bento Gonçalves”, enfatizou. Ao final da Coletiva foi aberto espaço para questionamentos da imprensa. Mais informações sobre o encontro, acesse a transmissão ao vivo através do link: https://www.facebook.com/municipiodecarlosbarbosa/videos/173783084074495/.


O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Como o coronavírus é transmitido?
A disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

– Gotículas de saliva;
– Espirro;
– Tosse;
– Catarro;
– Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. 

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
– Febre;
– Tosse;
– Dificuldade para respirar.

Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Evitar contato próximo com pessoas doentes.
– Ficar em casa quando estiver doente.
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Outras informações podem ser adquiridas através do fone 3461-8904. 


Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Felipe Ferla

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé