Ir para conteúdo principal
Logotipo
Tempo hoje em
Carlos Barbosa
Min -- Máx --
Conteúdo Principal
Assistência Social e Habitação 13 de Maio de 2022 às 09:20

Conselho Tutelar promove peça teatral em alusão ao dia 18 de Maio


O dia 18 de Maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma data de mobilização de toda a sociedade no combate a violência.

Diariamente, este público é exposto a inúmeras formas e situações de violência, nos mais diversos ambientes frequentados por eles.

- Abuso sexual: quando a criança ou adolescente é forçada por um adulto, a praticar qualquer ato de natureza sexual;
- Exploração sexual: quando a criança ou adolescente é usado na intenção de troca ou obtenção de lucro financeiro ou de outra natureza, em turismo sexual, tráfico, pornografia ou em rede de prostituição.

A sociedade precisa ser envolvida nesta discussão e nas ações propostas para o combate desta violência, pois as vítimas em sua grande maioria, não tem a percepção do que é abuso e exploração sexual.

Frente a isto, o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), estão promovendo uma peça de teatro para abordar o tema, em consonância ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A peça “Conta comigo”, será encenada pela Companhia Tem Gente Teatrando, nos dias 17 e 18 de Maio, nos turnos da manhã e da tarde, no Salão Paroquial. A peça será direcionada aos alunos do Ensino Fundamental, entre o 1º e 9º ano, e contará a história de um grupo de amigos inseparáveis que começam a perceber algo de errado com uma de suas amigas. Diante da situação, o grupo se unainda mais para ajudá-la e juntos, descobrem o caminho seguro e correto para se protegerem das violências e dos perigos que rondam as crianças e adolescentes.

A peça tem o objetivo de explicar e alertar os alunos sobre o assunto, de maneira educativa.

É responsabilidade de todos estarem atentos e denunciarem qualquer tipo de violência contra o público infantojuvenil. Vítimas ou testemunhas de violação dos direitos de crianças e adolescentes devem denunciar pelo Disque 100 ou entrar em contato com o Conselho Tutelar pelos telefones (54) 3433-2918 ou (54) 9 9632-8803 (Plantão 24 horas).

Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Fernanda Atuatti

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé