Treinamento torna os participantes aptos a operar o SIPIA-CT, plataforma que unifica e aprimora os registros de atendimento em Conselhos Tutelares no Rio Grande do Sul.
Ao longo de 2024, a equipe do Conselho Tutelar, com o suporte da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, participou de capacitações promovidas pelo Governo do Estado sobre o Sistema de Informações para Infância e Adolescência – módulo Conselho Tutelar (SIPIA-CT). Essa iniciativa busca aprimorar o atendimento às crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul.
De acordo com dados divulgados pelo site da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), as capacitações sobre o SIPIA-CT resultaram em um aumento significativo nas adesões ao sistema. “É preciso considerar que 60 municípios já passaram pelas duas capacitações que os tornam aptos a operar o Sistema. Desses, 29 aderiram. Antes das capacitações, o Estado contava com apenas 19 municípios operando o SIPIA-CT, o que representa um aumento de 152% nas adesões,” destacou o órgão.
O SIPIA-CT é uma plataforma digital unificada em nível nacional, utilizada por Conselheiras e Conselheiros Tutelares para registrar, acompanhar e tramitar os atendimentos realizados nos Conselhos Tutelares. Carlos Barbosa está entre os 60 municípios que já concluíram as duas capacitações necessárias e, portanto, estão habilitados a operar o sistema.
Para 2025, as capacitações terão continuidade. Segundo o Departamento de Políticas para Criança, Juventude e Adolescente da SJCDH, órgão responsável pela organização dos encontros, estão previstas 100 capacitações que atenderão a todos os municípios do estado ao longo do ano.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria de Assistência Social e Habitação
Ações e investimentos otimizam recursos municipais, além de preparar o local para futuras visitações guiadas.
Seleção será realizada no ginásio de esportes do Bairro Aparecida, localizado na Rua Luiza Joana Cichelero, 200, mesmo endereço da primeira apresentação.
Esse é o quarto ano seguido que o projeto é realizado e sempre com todas as vagas preenchidas.
Secretaria da Saúde chama um total de 20 doadores para a manutenção dos estoques no Hemocs regional.
A Defesa Civil do município monitora a situação, e solicita a atenção principalmente aos produtores rurais.
A Secretaria Municipal da Agricultura está aceitando pedidos de sementes de batata até 28 de Janeiro de 2025. A entrega está programada para o início do mês de Fevereiro.
Conforme previsto em lei, as tarifas de transporte coletivo urbano devem ser reajustadas anualmente.