A Campanha deste ano ressalta a importância de
expressar respeito pelas opiniões e valores das pessoas.
O mês de Setembro é marcado pela Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. A Campanha teve início em 2015 no Brasil, com o principal intuito de conscientizar as pessoas sobre o tema, e também, evitar a ocorrência.
O dia 10 de Setembro, é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio mas, a Campanha se estende ao longo de todo o mês.
Ideações, tentativas ou atos suicidas podem ocorrer com as crianças, embora sejam raros e pouco identificados nesta fase da vida. Na adolescência, é considerado um dos problemas mais sérios de saúde pública no mundo, sendo umas das principais causas de morte nesta fase.
É de extrema importância que estejamos abertos para falarmos sobre este tema. O Conselho Tutelar alerta que, tanto as crianças como os adolescentes podem dar sinais de que precisam de ajuda e precisamos estar atentos a eles, como:
- Irritação ou agitação excessiva da criança ou adolescente;
- Sentimentos recorrentes de tristeza e impotência;
- Tentativas prévias de suicídio;
- Relatos de violência psicológica (humilhação, agressões verbais), física, sexual ou negligência;
- Probelmas de saúde mental como depressão e ansiedade da criança, do adolescente e/ou de seus familiares;
- Uso de álcool e/ou outras drogas;
- Ambiente familiar hostil;
- Falta de suporte social e isolamento social;
- Sofrimento e inquietações sobre a própria sexualidade;
- Interesse por conteúdos de comportamento suicida ou de autolesão.
Ao perceber algum destes sinais recorrentes, você pode ajudar, indicando os serviços de saúde mental. Em Carlos Barbosa, o serviço que realiza atendimentos em saúde mental é o Centro Municipal de Atendimento Psicossocial (CEMAPS). Para entrar em contato, ligue para o telefone (54) 3461-8990.
Você também pode indicar os serviços particulares de psicologia e psiquiatria, sendo importante buscar orientação junto a estes serviços.
Além destes serviços, temos o Centro de Valorização da Vida (CVV), um canal que funciona 24h e que possui pessoas treinadas para fazer a escuta e orientar a todos que procuram ajuda. Todas as informações são guardadas em estrito sigilo. O serviço é gratuito e pode ser acessado pelo número 188. A pessoa também pode solicitar atendimento via chat ou email, disponível no site https://www.cvv.org.br/ligue-188/.
O Conselho Tutelar também indica a utilização do aplicativo COMVC, criado pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, que tem por objetivo ajudar a cuidar da saúde mental. A partir dele, diversas informações podem ser acessadas assim como orientações em relação ao que o indivíduo relatou.
Para denúncias sobre relatos de quaisquer atos que violem os diretos das crianças e adolescentes, entre em contato com o Conselho Tutelar pelos telefones (54) 3433-2918 (horário comercial) ou (54) 996328803 (plantão 24 horas).
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Serviço pretende auxiliar a comunidade na quitação dos tributos em atraso e com vencimento em 2025.
O encontro promovido pela Secretaria de Turismo será realizado no dia 9 de maio, voltado a empreendedores de Carlos Barbosa e região.
Comitiva barbosense composta também por representante do Legislativo visitou as secretarias estaduais de turismo e cultura.
Prazo para regularização cadastral vai até o dia 25 de abril.
Iniciadas em 15 de abril, obras pretendem facilitar acesso a comunidades do interior do município.
Procissão percorreu 3 km entre o Centro e o Morro Calvário
Itens são destinados a famílias de baixa renda do município, vinculadas ao Cadastro Único.
Nesta primeira etapa, os jogos acontecerão nas modalidades Tênis de Mesa e Atletismo.