Na manhã desta sexta-feira, 12, no Auditório do Centro de Saúde ocorreu a abertura oficial da 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema principal “Democracia e Saúde”, a mesma têm sua relevância reconhecida para o fortalecimento do processo democrático de participação social na gestão do SUS e construção de diretrizes para formulação de políticas públicas de saúde que atendam os anseios e necessidades da população, devendo contribuir para a elaboração de políticas de saúde dos municípios, estados e país.
Durante a abertura da 9ª edição, a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani explanou que dentre os itens discutidos na 8ª Conferência de Saúde, realizada no Município em maio de 2017, foram implantados com recursos municipais, a Clínica da Visão, a Clínica das Especialidades e o novo ambiente para o CEMAPS. Letícia ainda comentou: “Desejamos hoje, enquanto gestão, que possamos discutir os problemas macros relacionados ao governo estadual e federal e levá-los com muita veemência para a Conferência Estadual de Saúde. São assuntos graves e demanda muita responsabilidade em nosso debate”, finalizou.
No pronunciamento do Vice-Prefeito Beto Da-Fré, falou sobre as crises que enfrentamos na sociedade, tanto a crise na área da saúde quanto a crise moral. Ao final de sua fala, desejou a todos um bom dia de aprendizado, de conclusões e reivindicações, e que este momento seja um começo de ideais, com pensamentos para iniciar as soluções futuras e que consigam passar o aprendizado às pessoas que dependem ou se consultam em nosso Município, levando um pouco de alegria para elas.
Após os pronunciamentos, foi dado início ao Painel central: “Democracia e Saúde: saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”, com a participação do Coordenador Geral, da Secretaria Municipal da Saúde, Elton Mateus Vaz Lima. À tarde, está programado a realização de grupos de trabalho e a Plenária final, com apresentação e votação das propostas e eleição dos Delegados para a etapa estadual.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Felipe Ferla
Os feriados do Natal e de Ano Novo, alteram horários de alguns setores municipais, enquanto outros, seguem atendendo em horários específicos.
Os ingressos foram ofertados sem custo para os cadastrados no Centro de Convivência
Termina com essa secretaria, a série de matérias sobre as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Férias de servidores e feriados de fim de ano objetivaram as mudanças com as readequações devidas.
Desde 20 de dezembro de 2023, os agentes realizaram diversas ações, que vão desde apoio às forças policiais, até salvamentos de pessoas.
Série de matérias apresenta as realizações de 2024 e os avanços consolidados nos últimos quatro anos de gestão em cada pasta municipal.
Compra aconteceu por meio do consórcio interfederativo, que possibilitou um valor mais acessível do equipamento.
O SESC estará na Secretaria de Esportes, no dia 23, a partir das 16h, para realizar inscrições presenciais. Neste dia só será aceito pagamento em dinheiro.