Na manhã desta sexta-feira, 12, no Auditório do Centro de Saúde ocorreu a abertura oficial da 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema principal “Democracia e Saúde”, a mesma têm sua relevância reconhecida para o fortalecimento do processo democrático de participação social na gestão do SUS e construção de diretrizes para formulação de políticas públicas de saúde que atendam os anseios e necessidades da população, devendo contribuir para a elaboração de políticas de saúde dos municípios, estados e país.
Durante a abertura da 9ª edição, a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani explanou que dentre os itens discutidos na 8ª Conferência de Saúde, realizada no Município em maio de 2017, foram implantados com recursos municipais, a Clínica da Visão, a Clínica das Especialidades e o novo ambiente para o CEMAPS. Letícia ainda comentou: “Desejamos hoje, enquanto gestão, que possamos discutir os problemas macros relacionados ao governo estadual e federal e levá-los com muita veemência para a Conferência Estadual de Saúde. São assuntos graves e demanda muita responsabilidade em nosso debate”, finalizou.
No pronunciamento do Vice-Prefeito Beto Da-Fré, falou sobre as crises que enfrentamos na sociedade, tanto a crise na área da saúde quanto a crise moral. Ao final de sua fala, desejou a todos um bom dia de aprendizado, de conclusões e reivindicações, e que este momento seja um começo de ideais, com pensamentos para iniciar as soluções futuras e que consigam passar o aprendizado às pessoas que dependem ou se consultam em nosso Município, levando um pouco de alegria para elas.
Após os pronunciamentos, foi dado início ao Painel central: “Democracia e Saúde: saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”, com a participação do Coordenador Geral, da Secretaria Municipal da Saúde, Elton Mateus Vaz Lima. À tarde, está programado a realização de grupos de trabalho e a Plenária final, com apresentação e votação das propostas e eleição dos Delegados para a etapa estadual.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Felipe Ferla
Alteração já vale a partir de hoje. Adequação foi sugerida pelo engenheiro de tráfego contratado para averiguações na mobilidade urbana da cidade.
São três etapas anuais para recolher materiais que podem acumular água. Pede-se que a população colabore e reúna o material para o recolhimento.
Jogos acontecem neste sábado e domingo, na quadra de areia do Parque da Estação e deve reunir bom público que gosta de vôlei e futevôlei.
Atividades físicas, danças, expressão corporal, e outros, são oferecidos no local e auxiliam para uma vida mais saudável.
União de esforços, possibilita mais facilidade no processo de pavimentação de ruas, resultando em mais qualidade de vida aos moradores.
Lembre a importância do uso de coleira, guia e focinheira conforme a legislação indica, além de providenciar o recolhimento dos dejetos dos animais.
Espaço oferece oficinas para utilização de WhatsApp e outros aplicativos básicos
Diretores das escolas municipais também estão definidos em seus cargos.