Assistência Social e Habitação 13 de Junho de 2023 às 14:39

Conferência Municipal de Assistência Social busca o fortalecimento do SUAS

A Administração Municipal, em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde e Assistência Social e Habitação, realizarão a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social no dia 22 de junho. O evento ocorrerá no Auditório do Centro Municipal de Saúde, a partir das 8h30, com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e promover uma sociedade mais inclusiva.

A Conferência proporcionará um espaço de reflexão sobre a realidade atual do SUAS, abordando seus desafios e estratégias para torná-lo mais eficiente e justo. Reconhecido como uma importante conquista para garantir direitos sociais e reduzir desigualdades, o SUAS enfrenta obstáculos que precisam ser superados.

Durante o evento, serão discutidos pontos cruciais para aprimorar o SUAS e fortalecer sua atuação no município. Temas como financiamento adequado, valorização dos profissionais da área, ampliação do acesso aos serviços e programas, e integração com outras políticas sociais estarão em pauta.

O tema do encontro será “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”

Um dos focos principais da Conferência será o fortalecimento dos vínculos entre os serviços socioassistenciais, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Essa articulação é crucial para atender de forma abrangente e eficaz as demandas da população vulnerável. Além disso, o evento enfatizará a importância de garantir o acesso igualitário aos serviços do SUAS, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência, igualdade racial e respeito à diversidade como temas centrais nas discussões.

A participação ativa de todos os envolvidos é fundamental para fortalecer o SUAS e atender às demandas da comunidade. A Conferência busca promover soluções conjuntas e parcerias entre o poder público, organizações da sociedade civil e a população em geral. Por meio do diálogo constante e da busca por uma visão coletiva, será possível superar os desafios enfrentados pelo SUAS e construir um sistema mais eficiente e justo.

Arte: Assessoria de Imprensa