Proarte/Cultura 06 de Junho de 2022 às 11:39

Concurso Literário abre inscrições no dia 7

A Fundação de Cultura e Arte – Proarte abre na próxima terça-feira, dia 7, as inscrições para o Concurso Literário Município de Carlos Barbosa. O concurso vai receber contos e poemas e publicar os textos vencedores em livro.

O Concurso Literário terá quatro categorias, distinguindo gêneros textuais e delimitando concorrentes residentes em Carlos Barbosa e das demais cidades do país: Prosa Geral (Conto), Prosa Municipal (Conto), Verso Geral (Poema) e Verso Municipal (Poema).

As inscrições podem ser realizadas no site www.carlosbarbosa.rs.gov.br, seguindo-se as abas “Proarte/Cultura” eConcurso Literárioaté o dia 30 de junho. Os textos inscritos serão avaliados por comissões formadas por profissionais relacionados à cultura, às artes e às letras, e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 5 de setembro.

A divulgação dos vencedores, bem como a cerimônia de premiação e lançamento da coletânea de textos premiados, deve acontecer na 30ª Feira do Livro, marcada para o período entre 8 e 12 de novembro.

Além de exemplares do livro, o certame terá R$ 7.700,00 em prêmios em dinheiro, conforme a seguinte disposição:

a) Prosa Geral

1º lugar – R$ 1.000,00
2º lugar – R$ 750,00
3º lugar – R$ 500,00

b) Prosa Municipal

1º lugar – R$ 750,00
2º lugar – R$ 500,00
3º lugar – R$ 350,00

c) Verso Geral

1º lugar – R$ 1.000,00
2º lugar – R$ 750,00
3º lugar – R$ 500,00

d) Verso Municipal

1º lugar – R$ 750,00
2º lugar – R$ 500,00
3º lugar – R$ 350,00

Com a criação do Concurso Literário Município de Carlos Barbosa, a administração municipal retoma a tradição de concursos que marcaram época entre as décadas de 1990 e 2000. O objetivo da Proarte é fomentar talentos, e não apenas de Carlos Barbosa, servindo o Município, desta forma, como referência para que artistas da escrita sejam reconhecidos e valorizados.

O Concurso Literário, conforme o diretor-presidente da Fundação, Eliseu Demari, também se propõe a servir a comunidade de um material inédito e de qualidade com a publicação das obras vencedoras: “Será um produto próprio do pensamento literário atual e do lazer cultural”.