O sétimo material referente a #fiquepordentro, falará sobre os
nomes que nossa cidade teve, antes de ser oficialmente Carlos Barbosa.
Inicialmente, a localidade era conhecida como Linha Estrada Geral ou Primeira Secção do Caminho Geral. Posteriormente, em 1883 foi denominada de Trinta e Cinco, devido a construção da primeira capela no lote rural nº 35 da 1ª Secção da Linha Estrada Geral, na antiga Colônia Conde d’Eu.
No ano 1909, o empreiteiro Faustino Gomes, que construiu o prédio da Estação Ferroviária, em homenagem a sua noiva, professora belga Luiza Debauprés, nomeou a Estação e a própria cidade, de Santa Luiza, por um pequeno tempo.
Em 25 de Janeiro de 1910, o intendente de Garibaldi, Júlio Azambuja, passou a denominar oficialmente, de Carlos Barbosa, em homenagem ao ex-governador da província do Rio Grande do Sul, Carlos Barbosa Gonçalves. Seu governo ocorreu entre os anos 1908 e 1913 e teve como um de seus legados, a construção da ferrovia Montenegro – Caxias do Sul.
Não acompanhou o último material postado referente a #fiquepordentro? Clique aqui e conheça alguns dos principais acontecimentos marcantes antes da emancipação.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Serviço pretende auxiliar a comunidade na quitação dos tributos em atraso e com vencimento em 2025.
O encontro promovido pela Secretaria de Turismo será realizado no dia 9 de maio, voltado a empreendedores de Carlos Barbosa e região.
Comitiva barbosense composta também por representante do Legislativo visitou as secretarias estaduais de turismo e cultura.
Prazo para regularização cadastral vai até o dia 25 de abril.
Iniciadas em 15 de abril, obras pretendem facilitar acesso a comunidades do interior do município.
Procissão percorreu 3 km entre o Centro e o Morro Calvário
Itens são destinados a famílias de baixa renda do município, vinculadas ao Cadastro Único.
Nesta primeira etapa, os jogos acontecerão nas modalidades Tênis de Mesa e Atletismo.