Educação 29 de Junho de 2023 às 15:56

Comemoração do aniversário da Escola Prefeito José Chies

No dia 23 de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito José Chies celebrou seu 36º aniversário em uma emocionante cerimônia. O evento contou com a presença da vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, Vereadores, Secretários Municipais, Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Círculo de Pais e Mestres da escola, Professores, Diretores convidados e o primeiro diretor da escola, Enio Martin Bianco.

Durante a celebração, os alunos de cada turma dedicaram-se a deixar cartões de felicitações nos murais da escola, demonstrando seu carinho e afeto pela instituição. O evento também contou com apresentações de dança e música protagonizadas pelos próprios estudantes, além da participação especial do cantor Giovani Guerra. O encerramento da festividade ocorreu com um coquetel de confraternização, proporcionando momentos de alegria e união a todos os presentes.

Atualmente, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito José Chies conta com 515 alunos e destaca-se como pioneira em sustentabilidade no município, utilizando o aproveitamento de água da chuva e a geração de energia fotovoltaica. O diretor, Paulo Cesar Bellaver, ressalta o compromisso da escola em promover a integração da comunidade escolar e envolvê-la nas atividades educacionais.

Origem da EMEF Prefeito José Chies

Desde sua origem em 1987, quando operava como uma extensão da Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Rafael Pinto Bandeira de São José, a EMEF Prefeito José Chies tem desempenhado um papel fundamental na comunidade. Seu nome foi escolhido por meio de uma eleição direta, na qual pais e alunos optaram entre os nomes Nossa Senhora de Caravaggio e Prefeito José Chies. Decidiu-se homenagear o primeiro prefeito de Carlos Barbosa, José Chies, que deixou um legado inspirador de dedicação e trabalho.

No dia 23 de junho de 1987, o então prefeito Basílio Nazareno Ceratti sancionou e promulgou a lei que criou a EMEF Prefeito José Chies, situada no bairro Triângulo. A primeira jornada escolar contou com a presença de 55 alunos, matriculados desde a pré-escola até a 4ª série, além de quatro professores. A inauguração oficial ocorreu em 03 de outubro do mesmo ano, momento em que a escola contava com três salas de aula, secretaria, cozinha e dois banheiros, visando proporcionar um ambiente adequado para o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito José Chies recebeu os parabéns da Administração Municipal pela relevância do seu trabalho na comunidade. A história de 36 anos dedicada à educação reflete o comprometimento da escola em formar cidadãos e impulsionar o desenvolvimento econômico do país por meio da educação de qualidade.

Foto: Sandro Darsie