29 de Abril de 2022 às 15:56

Ciclovia completa 25 anos neste 1º de maio

Inaugurada em 01 de Maio de 1997, a Ciclovia completa nesse domingo, 25 anos de existência. Possuindo em torno de 1,6 km de extensão, com uma pista de 5m de largura, divididos em uma faixa de 3m destinada para os ciclistas e outra de 2m destinada aos pedestres, a Ciclovia percorre o caminho que vai da rótula da Santa Clara até o bairro Triângulo, onde no passado, em toda sua extensão, estava localizada a via férrea.

A velha ideia de transformar o antigo trecho de estrada de ferro em uma área urbanizada e para passeio, foi se concretizando a partir de agosto de 1996, quando a Prefeitura junto a Tramontina, definiram que a urbanização do local seria realizada, criando assim, a Ciclovia. A empresa se comprometeu com a construção da Ciclovia, assim como, com a instalação da iluminação e realização do ajardinamento, em troca de um terreno no bairro Triângulo.

Novo local para lazer será construído

A Ciclovia será contemplada e renovada, com a criação de um espaço de lazer próximo a academia ao ar livre. No local, será instalado um deck de uso comunitário, para que as pessoas possam admirar o pôr do sol, além de, uma pequena quadra de futebol com grama sintética e um playground com diversos brinquedos para as crianças.

Em breve, a equipe da Secretaria Municipal de Projetos Públicos e Meio Ambiente finalizará o projeto e dará início a obra.

Carta à Ciclovia

"Querida Ciclovia!

Estás de aniversário de BODAS DE PRATA, completando 25 anos de existência.

Pelo teu leito já passou a Maria-Fumaça e com ela muitos sonhos.

Hoje passam muitas crianças, jovens, adultos, idosos, ciclistas, atletas de todas as categorias e animaizinhos de estimação.

Tu és linda! Tens árvores ornamentais e frutíferas, flores e sombra. Tens uma academia e belas paisagens. Nos proporciona lazer, saúde e bons bate-papos! És símbolo de nossa qualidade de vida!

Carregas na tua história um legado fantástico de uma linda ferrovia que deu passagem pra ti brilhar.

Quando os trens saíram de cena, tu chegaste numa parceria público/privada que alegrou a vida de muitas pessoas, numa ideia lançada em 1989 e que se tornou realidade em 1º de maio de 1997.

Tens muitas histórias para contar, mas também guardas segredos que ouves dos caminhantes que passam devagar ou correndo. Alegra-te com os sussurros e as declarações de amor.

Sentes as dores e o sofrimento. Entendes a solidão e o corre-corre do dia a dia.

Tu estás presente em muitos momentos de nosso cotidiano e queremos te enaltecer por cuidares da nossa saúde, incentivar as pedaladas, caminhadas, corridas e brincadeiras.

Assim como foste, outrora, a base dos trens que deslizavam sobre os trilhos num leva e traz que fez o desenvolvimento de nossa cidade, continuas sendo nosso suporte para nos guiar pelos caminhos do bem.

Parabéns e um abraço de todos nós!"

Município de Carlos Barbosa.