Saúde 04 de Dezembro de 2023 às 16:55

Chegada do verão: Alerta para picadas de cobras

Ao ser atacado por um animal peçonhento, procure manter a calma até o auxílio chegar.

Com a chegada da temporada quente, aumenta a incidência de picadas de cobras. Para garantir a segurança de todos, é fundamental estar ciente dos cuidados necessários ao se deparar com animais peçonhentos. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde listou algumas orientações para prevenção e ações após o ataque:

1. Permaneça em Distância Segura

Ao avistar uma cobra, mantenha uma distância segura. As serpentes geralmente não atacam a menos que se sintam ameaçadas. Dê espaço para que elas possam se afastar sem se sentirem acuadas. Caso o réptil encontre-se em sua residência, entre em contato com o corpo de bombeiros pelo telefone 193, para que a remoção do animal seja feita com segurança.

2. Mantenha a Calma

Em caso de picada, é vital manter a calma. O estresse pode acelerar a propagação do veneno pelo corpo. Evite movimentos bruscos e respire profundamente para controlar a ansiedade.

3. Não Aplique Torniquete

Diferentemente de outros tipos de picadas, o uso de torniquetes não é recomendado para picadas de cobras. Isso pode piorar a situação, causando a concentração do veneno em uma área específica.

4. Imobilize a Área

Mantenha a parte do corpo atingida imóvel, se possível, e posicione-a em um nível mais baixo que o coração. Isso retarda a disseminação do veneno.

5. Busque Ajuda Médica Imediata

Busque ajuda médica imediatamente. Recomenda-se capturar a cobra que causou a picada e levá-la ao atendimento ou fornecer uma fotografia dela para facilitar a identificação adequada. Este processo é importante para identificar corretamente a espécie de cobra e administrar o antiveneno para um tratamento eficaz.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone: (54) 3461-8900.

Arte: Sandro Darsie