Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Por esta razão, a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, realiza encontros mensais de Apoio ao Diabético, disponibilizando profissionais para trabalhar temas como: alimentação, medicações, acompanhamento e controle de glicose, visando a melhoria da qualidade de vida.
Nesta quarta-feira, 27, no Auditório do Centro de Saúde, ocorreu o penúltimo encontro do ano. Com a participação de 70 pessoas, na oportunidade, o Dr. Robledo Xavier da Veiga, Cirurgião Vascular, foi convidado para palestrar sobre o Pé Diabético, continuação do trabalho feito pela Podóloga Elise Meri Morelatto Monteiro.
Dr. Robledo fez um apanhado geral da patologia, que acomete os pacientes diabéticos com alterações em seus pés. Isto acontece por complicações de neuropatia, doença dos nervos, que provoca diminuição na sensibilidade, ou por alteração de aterosclerose, que nada mais é, do que uma diminuição da circulação nos membros. Sua orientação aos diabéticos é de manter sempre o cuidado adequado com os pés, principalmente no que diz respeito a higiene, procurar assistência médica assim que necessário, bem como manter o nível de glicose apropriado.
Para saber mais sobre o Diabetes, tipos mais comuns, sintomas e prevenção, acesse o site do Ministério da Saúde, pelo link: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/diabetes.
Mais informações através do 3461-8904.
Texto e fotos: Daiane Altíssimo
Sala de Reuniões do Gabinete: Assinaturas de ordens de início aconteceram com a presença da imprensa e convidados.
Administração Municipal reforça canais alternativos de contato, diante de interrupções no serviço de telefonia fixa.
A apresentação é obrigatória e deve ser realizada na Secretaria da Agricultura no Centro Administrativo Armando Gusso.
Idosos cadastrados podem retirar passagens até o dia 20 de janeiro de 2025 na Secretaria de Assistência Social e Habitação ou, após essa data, no Centro de Convivência do Idoso.
Agentes estão trabalhando diariamente próximos aos munícipes em pontos específicos da cidade e das localidades.
Ações e investimentos otimizam recursos municipais, além de preparar o local para futuras visitações guiadas.
Treinamento torna os participantes aptos a operar o SIPIA-CT, plataforma que unifica e aprimora os registros de atendimento em Conselhos Tutelares no Rio Grande do Sul.
Seleção será realizada no ginásio de esportes do Bairro Aparecida, localizado na Rua Luiza Joana Cichelero, 200, mesmo endereço da primeira apresentação.