Saúde 15 de Abril de 2024 às 15:37

Centro Municipal de Saúde de Carlos Barbosa recebe o selo bronze na certificação "UBS Amiga do Idoso"

A certificação é conferida às UBSs que se destacam por desenvolver ações direcionadas à promoção do envelhecimento saudável e instituir percursos nas redes de atenção e proteção às pessoas idosas.

Na manhã da última quinta-feira, (11), aconteceu a reunião do Comitê Intergestores Regional (CIR), em Caxias do Sul, onde o Centro Municipal de Saúde Dr. Helmo Sebastião Diello, recebeu o selo de bronze UBS Amiga do Idoso, honraria concedida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

O referido selo representa uma certificação prestigiosa da SES às Unidades Básicas de Saúde participantes da Rede Bem Cuidar (RBC), as quais implementaram com sucesso as diretrizes propostas pelo programa, alcançando critérios específicos para a promoção da saúde dos Idosos. Tais diretrizes incluem o levantamento da população Idosa em seu território, a melhoria dos serviços farmacêuticos voltados para essa faixa etária, aprimoramento do atendimento aos Idosos e a aplicação da avaliação multidimensional do Idoso, entre outras medidas.

A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) é um componente vital do Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS), com a missão de impulsionar a qualidade e a eficiência dos serviços de Atenção Primária à Saúde oferecidos à população. O projeto visa tanto ao aperfeiçoamento quanto ao fortalecimento das ações de proteção e promoção da saúde entre os habitantes do Rio Grande do Sul.

Esse reconhecimento reitera o compromisso do Centro Municipal de Saúde de Carlos Barbosa em proporcionar uma assistência integral e dedicada aos Idosos da comunidade, além de destacar a eficácia das iniciativas implementadas visando ao envelhecimento saudável e à qualidade de vida dessa importante parcela da população. A Secretária Municipal da Saúde, Lisiane Debona, recebeu o certificado, representando a pasta municipal.

Imagem: Reprodução