Assistência Social e Habitação 05 de Setembro de 2023 às 16:29

Centro de Convivência do Idoso será reformado

Na última sexta-feira (01), o Centro de Convivência do Idoso Antônio Martin Guerra protagonizou seu último evento antes da reforma para as melhorias que receberá. Os frequentadores participaram do Festival de Canto, que marcou o encerramento temporário das atividades na sede.

Pela programação da Secretaria Municipal de Assistência Social e habitação, a partir do dia 18 de setembro, todas as atividades que normalmente ocorriam no Centro de Convivência serão transferidos para outro local.

O novo espaço designado para as atividades fica na sede do Serrano Futebol Clube, situado na Rua Valter Jobim, 622, no Bairro Planalto, onde funcionava a antiga danceteria. Pelo acerto da Secretaria com o clube, também fica disponível o espaço externo para atividades ao ar livre.

A Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Gisele Guerra confirma a importância do espaço para os idosos: “Agradeço em nome da Secretaria, o Presidente do Serrano Futebol Clube, Dirceu Deitos, por seu empenho em preparar o ambiente para acolher nossos idosos. Eles poderão desfrutar de um local agradável para realizar suas atividades.”

A Supervisora do Centro do Idoso, Jandira da Silva estará atendendo no local e fornece um número para esclarecimento de dúvidas, pelo fone (54) 99629-1210.

A reforma no Centro de Convivência do Idoso

A Secretaria Municipal de Projetos Públicos será responsável por conduzir a reforma no Centro de Convivência do Idoso. A reforma abrangerá uma renovação completa do prédio, que deverá atender os usuários com uma estrutura renovada.

O processo licitatório contou com a participação de cinco empresas, evidenciando uma ampla concorrência. O valor total estimado para a reforma é de R$ 586.958,59, com R$ 150.000,00 provenientes do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (FUNEPI), vinculado à Secretaria de Assistência Social do Governo Estadual, e o restante, R$ 436.958,59, financiado pelo recurso livre do Município.

Os trabalhos na parte externa incluem a retirada completa das telhas, lavagem, reposição/substituição, instalação de manta térmica para isolamento, reforma abrangente do beiral do telhado e a implementação de novas calhas pluviais. Também será construído um novo acesso com rampa acessível, corrimão e piso tátil até a entrada da edificação.

Quanto à parte interna, o piso parquet do salão será restaurado por meio de lixamento e envernizado, e todos os outros pisos e revestimentos dos banheiros, cozinha e salas serão removidos. Os banheiros passarão por uma reforma completa, incluindo a ampliação, instalação de novas louças, metais, divisórias sanitárias e forro de gesso, bem como a criação de um banheiro para pessoas com deficiência (PCD).

A previsão para a conclusão da reforma é de cinco meses. Assim que o processo de licitação for concluído e o vencedor for homologado, a ordem de início será assinada.

Foto: Sandro Darsie