O Cartão Nacional de Saúde é um recurso muito importante para todos os brasileiros, principalmente em situações de emergência médica. Com ele, é possível receber atendimento em qualquer lugar do país. Entretanto, para cuidados ambulatoriais como consultas e exames, é importante ressaltar que cada município é responsável por gerenciar a sua Central Municipal de Regulação.
É possível que um município não possua um especialista para atender as necessidades de um paciente, mas em casos assim, pode-se firmar parcerias com outras cidades para garantir o atendimento adequado. Nesses casos, o município de residência do paciente é o responsável pelo pagamento dos custos associados ao tratamento. Isso ocorre porque, desde que o SUS passou a ser descentralizado, cada município recebe verbas específicas para cuidar da saúde dos seus habitantes.
Além do SUS não ser capaz de prover todos os serviços de saúde necessários, os municípios também possuem limitações financeiras e estruturais que podem impedir a oferta de todos os tipos de tratamentos. Essas limitações podem variar de acordo com a região e o tamanho da cidade, mas podem incluir.
Por isso, o Cartão Nacional de Saúde associa cada paciente ao seu município de origem (ex.: morador de Carlos Barbosa com endereço fixo é atendido na cidade), já que é esse município que recebe as verbas destinadas aos atendimentos necessários. É importante ressaltar que, caso o paciente decida buscar atendimento fora do seu município sem a devida autorização da Secretaria de Saúde local, o município que o receber terá que arcar com os custos do tratamento sem receber as verbas destinadas a esse fim, o que pode sobrecarregar financeiramente a gestão da saúde.
Portanto, embora o Cartão Nacional de Saúde e o SUS sejam importantes para garantir o acesso à saúde da população, é importante lembrar que eles não são capazes de prover todos os serviços necessários. Os municípios também têm um papel fundamental nesse processo, e precisam trabalhar de forma eficiente e responsável para garantir que todos tenham acesso aos cuidados médicos necessários.
Denúncias mostram declarações de residência falsas
Infelizmente, recebemos denúncias de que pacientes de outras cidades estão utilizando declarações de residência falsas para solicitar tratamentos por meio da Secretaria de Saúde de Carlos Barbosa. Isso não é correto, uma vez que os pacientes não residentes estão ocupando vagas que seriam destinadas à população local.
É importante lembrar que a falsificação de documentos
é considerada crime, conforme o artigo 299 do Código Penal.
Por conta dessas denúncias, os Agentes Comunitários de Carlos Barbosa realizarão visitas domiciliares para monitorar a situação e garantir que todos os pacientes estejam sendo atendidos de maneira justa e correta. O acesso à saúde é um direito de todos, mas é preciso seguir as regras para garantir um atendimento de qualidade e evitar problemas financeiros para os municípios.
Mais informações estão disponíveis nesse link.
Para falar com um profissional responsável do Centro municipal de Saúde, entre em contato com 54 3461-8900.
Por Assessoria de Imprensa com apoio da SMS
Imagem: Reprodução Governo Federal
População barbosense votou a favor do equipamento e sugeriu a instalação de mais unidades em outros pontos centrais, além de ajustes no temporizador.
Encontro sobre saúde mental será realizado nesta terça-feira (21) na Praça da Estação, com a presença de profissionais da área.
A comunidade pode acessar o questionário e auxiliar no agrupamento de informações, dirigidas para o PMMA.
Administração Municipal saberá a satisfação dos usuários quanto ao equipamento, no uso diário de pedestres e motoristas.
Parceria entre a Prefeitura e os moradores, possibilitou a obra da via que une as ruas Independência e João Dêntice no Bairro Triângulo.
Todos os proprietários que possuem seu imóvel situado no perímetro urbano da sede do Município, devem construir a calçada.
Ótima oportunidade para iniciar carreira. Alunos de Ensino Médio e cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 26 de janeiro.
Confira as mais de 150 vagas disponíveis, além de diversos serviços oferecidos.