Saúde 18 de Março de 2022 às 14:58

Carlos Barbosa zera hospitalizações por Covid-19

Mesmo liberados, muitos cidadãos
ainda mantêm a utilização da máscara.

Dados atualizados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que, atualmente, Carlos Barbosa não registra hospitalizações relacionadas à Covid-19, tanto em enfermaria quanto em leitos de UTI. Desde 14 de março não são constatados pacientes em enfermaria e desde 13 de março, em leitos de UTI. Também são registrados apenas 12 casos ativos.

A Secretaria relata a diminuição nos atendimentos de Covid-19 nas unidades de saúde e aponta que os atendimentos de casos suspeitosseguem sendo realizados em local separado aos demais pacientes do Centro de Saúde.

A campanha de vacinação segue acontecendo em vários dias da semana, tanto para adultos quanto  para crianças, resultando em dados positivos junto à população adulta, estimada em 24.356 pessoas com esquema vacinal completo (83,8%). Junto a isso são feitas campanhas de conscientização para que a população continue colaborando para a diminuição de casos.

Dados atualizados da Secretaria Municipal da Educação apontam que as escolas também não registraram nenhum caso positivo entre professores, alunos e funcionários, e seguem normalmente com as aulas, obedecendo às condutas do Governo do Estado.

Diante destes dados e considerando a situação controlada da pandemia no Município, o uso da máscara de proteção individual passou a ser facultativo em todo o Município a partir do dia 11 de março. Conforme o Decreto nº 3.859, a medida valepara todas as faixas etárias, em locais abertos ou fechados, sendo de responsabilidade do cidadão ou seu responsável seguir utilizando a máscara.

O uso da máscara permanece obrigatório trabalhadores da saúde e pacientes, acompanhantes ou visitantes em todos os estabelecimentos públicos e privados de saúde, incluindo farmácias e laboratórios clínicos.

Além disto, a recomendação do uso da máscara segue para imunossuprimidos, imunodeprimidos, portadores de doenças crônicas, pessoas com comorbidades, gestantes, idosos e pessoas que ainda não tenham o esquema vacinal completo e pessoas confirmadas para Covid-19 ou com suspeita devem permanecer fazendo o uso da máscara de proteção individual, durante o período da transmissão.

O prefeito Everson Kirch ressalta que essa posição poderá ser revista se os números voltarem a preocupar: “Temos a consciência que todos os cuidados foram tomados e observados pela população barbosense quando assim solicitado em relação aos protocolos de saúde mas, estamos sempre alertas para as próximas semanas e vamos ver como tudo se porta em relação a Covid”.